Paris-2024: inaugurada a Vila Olímpica
82 edifícios, com três mil apartamentos e 7.200 quartos fazem parte do espaço
Mais um marco importante dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (29/2). Foi inaugurada a Vila Olímpica de Saint-Denis, localizada no norte da capital. Com presença do presidente francês Emmanuel Macron, o evento marcou a entrega das chaves para o Comitê Organizador da competição.
Construída durante seis anos, ela possui 82 edifícios, com três mil apartamentos e 7.200 quartos. 40 mil pessoas trabalharam na obra, com uma média de quatro mil simultaneamente por dia. A Vila receberá 14.500 atletas.
Os apartamentos da Vila Olímpica de Paris já têm água e energia, mas foram entregues vazios e agora serão decorados com móveis. Uma das polêmicas do local é a falta de aparelhos de ar condicionado. Segundo a organização, ventiladores de teto e um piso refrescante serão suficientes para as temperaturas altas previstas em julho, no verão europeu.
Con ustedes, la Villa Olímpica de #Paris2024… 🚁👀
🏙️ 82 edificios, 3.000 departamentos y 7.200 habitaciones.
🏠 El hogar de 10.000 atletas olímpicos y 2.500 paralímpicos durante los Juegos.#JuegosOlímpicos | 📹 ©️ SOLIDEO – Dronepress pic.twitter.com/Z5lsYyPMLD
— Los Juegos Olímpicos (@juegosolimpicos) February 29, 2024
Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, os estrados das camas serão feitos de papelão. As duas medidas (ar e escolha de materiais) têm a ver com o projeto de sustentabilidade. Outra novidade da Vila são equipamentos, em formato de guarda-sol, que captam a poluição e devolvem ar limpo sobre os atletas.
O transporte e deslocamentos dentro da Vila serão feitos por bicicletas e veículos elétricos. A expectativa é receber atletas a partir de 18 de julho.
Após os Jogos Paralímpicos, em setembro, os apartamentos serão reconfigurados para acomodar seis mil moradores e empresas a partir de 2025.
NÚMEROS DA VILA
– O orçamento da Vila foi de 4,5 bilhões de euros
– Aproximadamente 600 máquinas de lavar e secar roupa estarão disponíveis na Vila
– 3.200 lugares no restaurante principal
– 40 mil refeições serão servidas por dia
– 45 mil chaves (oito para cada quarto)
– 206 países são esperados na Olimpíada
– 184 países deverão estar presentes na Paralimpíada