Superliga
Home Superliga Superliga vê fase final chegar sem STJD julgar Bluvôlei x Minas
Superliga - 19 de março de 2024

Superliga vê fase final chegar sem STJD julgar Bluvôlei x Minas

Caso aconteceu quase dois meses atrás em Blumenau


A última rodada da Superliga Bet7k feminina acontecerá nesta sexta-feira (22/3). E um asterisco pode aparecer na classificação envolvendo um classificado e um rebaixado.

No dia 22 de janeiro, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou o envio do caso Bluvôlei x Gerdau Minas para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E, quase dois meses depois, o julgamento do caso não aconteceu.

No site da CBV, as únicas decisões do STJD no ano aconteceram em 23 de fevereiro, mas o caso citado não estava em pauta.  O Minas briga na última rodada com o arquirrival Dentil/Praia Clube, em confronto direto, pelo terceiro lugar, para enfrentar o sexto colocado nas quartas de  final. Já o Bluvôlei é o penúltimo e hoje seria rebaixado.

RELEMBRE O CASO

A levantadora Jenna Gray, do Minas, trocou de camisa durante o intervalo do segundo para o terceiro set por conta do calor no Ginásio Galegão, em Blumenau. Mas, ao invés de vestir o uniforme com número 10, colocou um com a 11, da também americana Annie Mitchem. Os árbitros não perceberam o erro na checagem das atletas para iniciar a parcial e o jogo prosseguiu. O erro só foi percebido pela arbitragem quando o jogo estava 8 a 7 para o Bluvôlei. Foram 10 minutos de paralisação até uma decisão.

Por fim, o lance foi interpretado como se a jogadora estivesse em quadra de forma irregular e, com isso, o árbitro voltou o ponto, gerando muita reclamação dos dois lados. O time mineiro alegou que o erro foi também da arbitragem, que tem a obrigação de conferir a escalação das jogadoras antes do início das parciais. A equipe catarinense pedia a perda de todos os pontos do Minas no set, medida defendida por alguns especialistas de arbitragem. O Bluvôlei acabou perdendo o terceiro set (26-24) e a partida por 3 a 2.

OUTROS CASOS PENDENTES

Também no fim de janeiro, a CBV encaminhou para o STJD duas acusações de racismo em jogos da Superliga B: Curitiba x Tijuca e Saneago/Goiás x Natal América. E, até agora, elas não foram julgadas, segundo as informações do site oficial da entidade.