EUA bate a China e faz final da Liga das Nações com o Brasil, neste domingo
Norte-americanas derrotaram as chinesas por 3 sets a 1
Brasil e Estados Unidos vão fazer a final da Liga das Nações neste domingo, às 8h30 (horário de Brasília), na cidade de Nanquim, na China. As norte-americanas confirmaram a vaga ao derrotar as anfitriãs por 3 sets a 1 – parciais de 25-11, 15-25, 25-17 e 25/20 -, na manhã deste sábado, pela segunda semifinal. Na abertura da rodada, de madrugada, as brasileiras garantiram lugar na decisão com a vitória por 3 sets a 0 sobre a Turquia.
A China, que optou por jogar a fase final da Liga das Nações sem quatro das suas titulares – incluindo a poderosa ponteira Ting Zhu – e a técnica Lang Ping, fez uma campanha surpreendente, se classificando para as semifinais, eliminando a Itália de Egonu. Lang Ping poupou as suas melhores jogadoras pensando no Pré-Olímpico, em agosto.
As norte-americanas são as atuais campeãs da competição. Elas conquistaram o título de 2018 com a vitória sobre a Turquia na final. Antes da decisão deste domingo, chinesas e turcas decidem o terceiro lugar do torneio a partir das 4h (de Brasília). Os dois jogos terão transmissão pelo SporTV 2.
+ Veja os números de Brasil 3 x 0 Turquia
Foi um jogo de altos e baixos por parte dos dois times. Os Estados Unidos venceram o primeiro set de forma arrasadora, defendendo muito bem e pontuando com eficiência nos contra-ataques. As donas da casa não viram a cor da bola e perderam por 25 a 11, calando a arquibancada em Nanquim.
Elas voltaram mais ligadas na segunda parcial, sacando melhor e amortecendo as bolas norte-americanas no bloqueio para empatar o jogo com a vitória por 25 a 15.
What a performance from the defending champions! USA ?? dashed past China ?? on the opening set by 25-11! ?
Tune in for Set 2 ? https://t.co/KO2zm2ahyq#BePartOfTheGame #volleyball #VNL #VNLWomen @USAvolleyball pic.twitter.com/B0NsjoMUci
— Volleyball World (@FIVBVolleyball) July 6, 2019
Mas, o time do técnico Karch Kiraly voltou a imprimir um ritmo agressivo no saque e no bloqueio nos dois sets seguintes para garantir a vitória. No total, foram 12 pontos de bloqueio e 10 de saque, contra 7 e 4 das chinesas, respectivamente. As atuais campeãs da VNL cederam 23 pontos em erros e as asiáticas, 16.
A oposta norte-americana Andrea Drews – que foi poupada e não atuou contra o Brasil, assim como a central Ogbogu – e a ponteira Michele Bartsch foram as maiores pontuadoras do jogo, com 21 pontos cada uma. Robinson marcou 15. Pela China, o destaque foi a ponteira Liu Yanhan, com 17 acertos.
LEIA TAMBÉM
+ Brasil atropela a Turquia e está na final da Liga das Nações
+ A tabela do Pan para a Seleção masculina
+ Índia em vantagem para receber o Mundial masculino de clubes