Sada Cruzeiro joga muito e vence o Zenit Kazan
Com ótima atuação coletiva, Sada Cruzeiro derrotou os russos na estreia no Mundial
Uma atuação praticamente impecável do Sada Cruzeiro na primeira rodada do Campeonato Mundial masculino de clubes. Na noite desta terça-feira, vitória sobre o Zenit Kazan, da Rússia, por incontestáveis 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-20 e 25-22.
Não é nenhum exagero escrever que foi a melhor partida cruzeirense na temporada 2019/2020. E por mérito coletivo. A ponto de ser bem difícil escolher um destaque individual.
Evandro foi o maior pontuador do Sada Cruzeiro com 16 acertos. Fernando Cachopa teve uma distribuição quase impecável, além de ótimas passagens pelo saque. Perrin, Conte e Lukinha seguraram o passe com precisão, sofrendo apenas em uma passagem de Ngapeth, no terceiro set. E os centrais Otávio e Isac deram conta do recado quando acionados no ataque, além de o primeiro ter aparecido bem no block e o segundo no saque. E sem falar das importantes entradas de Rodriguinho e Luan na inversão do 5-1.
E contra um rival poderoso, com quatro títulos europeus entre 2014 e 2018, com craques do naipe de Ngapeth, Sokolov e Mikhaylov. O francês terminou o jogo com nove pontos, o búlgaro anotou dez, enquanto o russo somou mais 12.
O principal problema do Zenit foi o passe. Em vários momentos, o time praticamente abria mão de Mikhaylov na posição, deixando apenas Ngapeth e o líbero Golubev na função. E o saque mineiro se aproveitou disso para fazer estragos.
– A gente fez uma ótima partida taticamente. Sacamos bem e marcamos bem as principais peças deles. Mas temos de pensar jogo a jogo, mantendo a humildade, o foco. Essa vitória dá uma confiança extra para o grupo. Vínhamos de uma resultado ruim na Superliga, mas voltamos a cabeça para o Mundial – disse Cachopa.
O resultado permite o Sada Cruzeiro a sonhar com a primeira colocação nesta fase de classificação. O confronto com o Civitanova, nesta quarta-feira, às 20h30, passa a ser um confronto direto pela liderança, visto que o time de Bruninho, Leal e Simon também venceu na estreia. Um novo triunfo mineiro deixa bem encaminhado o primeiro lugar, já que o encerramento desta fase será contra o Al-Rayyan, do Qatar, em tese, o participante mais fraco da competição. E, mais uma vez no papel, o caminho para a decisão ficará muito mais aberto, deixando os dois europeus se matando na outra semi.
Por Daniel Bortoletto