Ricardinho será relacionado contra o Sesc, na próxima quarta
O levantador Ricardinho será relacionado para jogar com a camisa do Denk/Maringá na próxima quarta-feira, quando o time do Sul enfrenta o Sesc RJ, às 19h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), em partida válida pela terceira rodada do returno da Superliga Banco do Brasil.
Ele só não esteve em quadra ontem, quinta-feira (6.02), na derrota por 3 a 0 para o Sada/Cruzeiro, em Contagem (MG), porque não conseguiu apresentar um atestado médico formal à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para que seu registro na Superliga fosse oficializado.
Ricardinho, que é presidente do time, anunciou seu retorno às quadras na última terça-feira. O campeão olímpico (Atenas-2004) estava aposentado desde 2018, mas resolveu voltar à ativa, aos 44 anos, para tentar ajudar a equipe, que passa por dificuldades financeiras. Sem o repasse do patrocínio master (Denk Academy), os atletas não recebem salários desde outubro do ano passado.
Sete jogadores já deixaram o time, seja para atuar em outros clubes ou simplesmente deixaram a cidade por não conseguirem mais se sustentar com as despesas de aluguel e alimentação. Entre os que saíram, estão os opostos Lorena, Alemão e Lucas Borges, o central Victor Hugo, o ponteiro Juninho e o levantador reserva Lucas Bermudez, que é sobrinho de Ricardinho, além do ponta Juninho. O grupo tem treinado com apenas 11 jogadores. Ricardinho voltou à ativa na última quarta-feira para ao menos compor o time, que não tem um levantador reserva neste momento – Everaldo é o titular.
A dívida é de cerca de R$ 500 mil até o momento. Até o projeto social de escolinha de vôlei envolvendo cerca de 400 crianças e adolescentes foi suspenso. A torcida criou uma vaquinha na internet para tentar bancar ao menos as viagens da equipe e as taxas para usar o ginásio Chico Neto nos próximos sete jogos que restam para o encerramento da fase classificatória da Superliga. Até o momento, a vaquinha arrecadou cerca de R$ 14 mil.
Se simplesmente abandonar o torneio, de acordo com o regulamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Maringá não poderá disputar a competição pelos próximos três anos.
Maringá enfrenta o Sesi SP neste sábado, às 19h, no Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), pela quinta rodada do returno. O jogo será transmitido pelo pay-per-view do Canal Vôlei Brasil. O time ocupa a oitava colocação na tabela, com 17 pontos (5 vitórias e 10 derrotas). Confira aqui a classificação.