CBV
Home Destaques CBV analisará necessidade de treinos em Portugal
Destaques - Praia - Seleção Brasileira - Tóquio-2020 - 2 de junho de 2020

CBV analisará necessidade de treinos em Portugal

COB bancará treinos de equipes olímpicas no segundo semestre


Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o envio de cerca de 200 atletas, divididos em grupos de julho a dezembro, para treinamentos na Europa. Portugal é o primeiro país já confirmado, e foi escolhido por estar em um estágio avançado no enfrentamento à COVID-19 e pelo relacionamento existente com o Comitê Olímpico local, além de ter sido escolhido como base principal de aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A situação do vôlei e do vôlei de praia será discutida entre COB e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nos próximos dias, segundo apurou o Web Vôlei. Após ouvir a entidade máxima do esporte nacional, a CBV discutirá com as respectivas comissões técnicas a necessidade de agendar ou não os treinamentos em Portugal.

– O COB entende o momento peculiar que todo o mundo está passando, com impacto direto em todos os segmentos da sociedade, inclusive o esporte. Nesse sentido, cumprimos nosso papel de manter o Sistema Olímpico saudável e oferecer a nossos atletas as melhores condições de treinamento e performance, com a máxima segurança – afirma Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

O Comitê Olímpico do Brasil anunciou que arcará com passagem, hospedagem e alimentação das delegações. O investimento será coberto por parte dos R$ 15 milhões previstos no orçamento da entidade de 2020 dentro do Programa de Preparação Olímpica oriundos da Lei das Loterias.

– Para o COB é preocupante ver nossos atletas sem condição de treinamento em virtude da necessidade real de mantermos o isolamento para controle da pandemia no país. Sabemos o quão importante é vencermos a batalha contra o coronavírus, ao mesmo tempo que trabalhamos para que o Time Brasil esteja em pé de igualdade com seus principais adversários – afirmaouo chefe de missão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e vice-presidente do COB, Marco Antônio La Porta Jr.

Paralelamente à Missão Portugal, o COB está finalizando seu protocolo de retomada aos treinos. Um documento de cerca de 200 páginas, construído nas últimas semanas em parceria com especialistas e médicos das Confederações Olímpicas. Esse manual ditará as normas de utilização e abertura gradual do Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, em consonância com as diretrizes dos órgãos de saúde governamentais.