Sada/Cruzeiro estreia com vitória no Mineiro
Eneacampeão mineiro, o Sada/Cruzeiro começou bem a campanha pelo seu 12º título estadual. O time do técnico Marcelo Mendez derrotou o Azulim/Gabarito Uberlândia por 3 sets a 0 – parciais de 25-21, 26-24 e 25-22 – na noite desta quinta-feira, na Arena do Minas, em Belo Horizonte, na estreia dos dois times na competição.
Empatados com 14 pontos cada um, o oposto Alan e o central Otávio foram os maiores pontuadores do confronto.
Nesta sexta, a equipe celeste tem pela frente o América/Montes Claros às 20h, pela segunda rodada, com transmissão pela TV NSports. Na abertura da rodada, nesta quinta, o Fiat/Minas também estreou com vitória, ao bater o América por 3 a 1. Veja a tabela abaixo.
O esperado clássico entre Sada/Cruzeiro e Fiat/Minas será no sábado, às 11h. Todos os confrontos serão na Arena da Rua da Bahia, sem público. As semifinais e a final serão nos dias 16 e 17.
Marcelo Mendez aproveitou a primeira partida da temporada para rodar o time. Principalmente os seus ponteiros. Os quatro entraram em quadra. Ele começou com a dupla estrangeira Facundo Conte (argentino) e López (cubano), mas o capitão Filipe e Rodriguinho entraram ao longo do jogo. O restante do time titular foi: Cachopa, Alan, Isac, Otávio e o líbero Lukinha.
A expectativa era quanto à reestreia de Alan – que defendeu a camisa do Sada/Cruzeiro por cinco anos e esteve ausente nos últimos três – e à estreia de López. Alan foi bem. O cubano teve uma estreia discreta, mas que comprovou o que se espera dele: muita impulsão e potência no ataque e no saque. Pecou em alguns momentos por atacar muito para baixo, querendo matar o ponto com impaciência e acabou ficando em bloqueios ou errando. Mas, é preciso lembrar que é início de temporada e ele foi o último jogador a se apresentar ao grupo.
Bloqueio de Isac! FIM DE JOGO! Vitória estrelada!
O Sada Cruzeiro bate o Azulim Gabarito Uberlândia por 3 a 0 e larga bem no Mineiro 2020!Última parcial: 25/22.
E AMANHÃ TEM MAIS! Duelo contra o Montes Claros América às 20h, também com transmissão online. pic.twitter.com/Lg4eF5dogX
— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) October 9, 2020
O Uberlândia foi um time guerreiro, com muito bom volume de jogo – principalmente com o líbero Pureza -, e com um bom ataque, mas ainda inexperiente nos momentos decisivos. A equipe do Triângulo deu trabalho ao rival. Chegou a ter o set point no segundo set (24 a 23), mas em três erros consecutivos deu a vitória ao Sada/Cruzeiro. Na terceira parcial, perdia por uma diferença de quatro pontos e conseguiu empatar em 22 a 22, mas acabou também perdendo por 25 a 22.
Alan fez uma análise da partida:
– A gente cometeu alguns errinhos, mas conseguimos depois impor nosso ritmo. Acho que é normal, estamos no início, mas a gente vai consertar e amanhã vamos voltar melhor ainda – disse o oposto.
MVP da Copa do Mundo do Japão, ano passado, Alan analisou o adiamento da Olimpíada de Tóquio para o ano que vem, por causa da pandemia do COVID-19.
– O adiamento da Olimpíada foi ruim, mas por outro lado ganhamos um ano a mais para nos preparar. Para mim, vou ficar um ano mais experiente, embora eu estava no meu auge, estava no meu melhor. Agora é continuar trabalhando – completou.
O técnico do Uberlândia, Manoel Honorato falou sobre a atuação do seu time.
– Já temos 21 anos de projeto em Uberlândia. Estamos lutando para transformar o ciclo de treinamento em situação de jogo. Acho que aquela bola final, a hora da decisão, na hora de definir entre razão e emoção pesou. O jogador mais novo tende a querer fechar logo e a se tomar pela emoção. Mas foi um jogo ótimo, jogamos de cabeça erguida contra campeões mundiais. Foi um grande aprendizado para todo o time. É uma equipe em construção. Precisamos desenvolver mais a nossa inteligência emocional – disse Manuel.
Sada/Cruzeiro: Cachopa, Alan, Facundo, Lopez, Isac, Otávio e Lukinha (líbero). Entraram: Resley, Oppenkoski, Rodriguinho e Filipe. Técnico Marcelo Mendez.
Azulim/Gabarito/Uberlândia: Westermann, Salles, Daniel Bala, Arthur Nath, Rômulo, Matheus Silva e Pureza (líbero). Entraram: Matheus Gonçalves, Gustavo, Luiz e Luan. Técnico Manoel Honorato
CAMPEONATO MINEIRO 2020
TABELA
QUINTA-FEIRA – 8/10
Fiat/Minas 3 x 1 Montes Claros América (25-16, 25-18, 22-25, 25-22)
Azulim/Gabarito/Uberlândia 0 x 3 Sada/Cruzeiro (21-25, 26-28, 22-25)
SEXTA-FEIRA – 9/10
18h – Fiat/Minas x Azulim/Gabarito/Uberlândia
20h – Sada/Cruzeiro x Montes Claros América Vôlei
SÁBADO – 10/10
15h – Montes Claros América Vôlei x Azulim/Gabarito/Uberlândia
DOMINGO – 11/10
11h – Fiat/Minas x Sada/Cruzeiro
SEXTA-FEIRA– 16/10
SEMIFINAIS
SÁBADO – 17/10
FINAL
*Todos os jogos com transmissão pela TV NSports