Herbots lidera virada da Bélgica sobre a Rússia
Derrota deve fazer as russas terminarem em terceiro lugar no Grupo A
Em um dos jogos mais disputados da atual edição do Campeonato Europeu feminino, a Bélgica conquistou uma enorme virada sobre a Rússia por 3 sets a 2, parciais de 29-31, 21-25, 25-13, 25-22 e 15-11, pelo Grupo A, em Belgrado, na Sérvia. O grande nome do triunfo belga foi a ponteira Britt Herbots.
Ela terminou com 33 pontos: 29 no ataque, com 43% de aproveitamento, dois no bloqueio e dois no saque.
Ela ficou à frente do jovem fenômeno russo Arina Fedorotseva, 17 anos, autora de 28 acertos: 22 no ataque, com 55% de acerto, além de seis aces. Na véspera, contra a Bielorrússia, ela havia anotado 11 pontos no saque em apenas três sets.
A Bélgica teve duas coadjuvantes importantes em quadra: a ponta Celine Van Gestel terminou com 17 (14 no ataque) e a central Marlies Janssens somou mais 16 (cinco aces). Já a oposto russa Anna Lazareva finalizou o jogo com 19 pontos.
Vale lembrar que a Bélgica, que já não contava com Lise Van Hecke, perdeu a oposto Grobelna antes de o Europeu começar, por conta do coronavírus. Fatores que só aumentam a dependência das boas atuações de Herbots.
O resultado deixou russas e belgas em situação bem parecida na classificação. As duas seleções somam duas vitórias e uma derrota, com a Rússia em vantagem nos pontos: sete a cinco, faltando mais duas rodadas. O problema para o time de Sergio Busato é ter a líder Sérvia pelo caminho no próximo jogo. Fica assim encaminhada uma cada vez mais provável terceira colocação nesta fase para as russas, fazendo com que cruze nas oitavas de final com o segundo colocado do Grupo C: quem perder no confronto direto entre Itália e Croácia.