Peru surpreende a Colômbia no Sul-Americano
A torcida colombiana presente no Ginásio Luis Castellanos, em Barrancabermeja, saiu decepcionada, na noite desta quinta-feira, no encerramento da segunda rodada do Campeonato Sul-Americano feminino. O Peru surpreendeu as donas da casa, vencendo o confronto por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 19-25, 25-21 e 25-20.
Foi a primeira vitória das peruanas sobre a Colômbia em Sul-Americanos desde 2015, curiosamente também jogando como visitante, já que o último resultado positivo havia sido conquistado em Cartagena.
O saque foi um fundamento decisivo para o Peru, com sete aces, três de Almeida. Como comparação, a Colômbia, dirigida pelo brasileiro Antonio Rizola, fez apenas um. No ataque, superioridade peruana por 59 a 50. A meio de rede Yllescas foi a maior pontuadora do Peru, com 15 acertos, mesmo número da destaque colombiana, Coneo.
O resultado deixa interessante a disputa pela vaga no Campeonato Mundial do ano que vem entre peruanas, colombianas e argentinas. É até possível um tríplice empate, em um cenário com vitória da Argentina sobre o Peru e da Colômbia sobre a Argentina nas próximas rodadas. O Brasil lidera o Sul-Americano com duas vitórias, a última de virada sobre as argentinas, e nesta noite, às 19h45, encara o Chile, com transmissão pelo SporTV2. No outro jogo do dia, o confronto entre Argentina e Peru é decisivo para a disputa pela segunda colocação. A Colômbia folga na rodada.