Alan encaminha mudança para o vôlei russo
Kuzbass Kemerovo procura um substituto para Zaytsev
O oposto Alan será mais um selecionável a atuar fora do Brasil na temporada 2021/2022. O jogador de 27 anos tem negociações avançadas com o Kuzbass Kemerovo, da Rússia, para substituir o craque italiano Ivan Zaytsev.
A saída de Alan do Sada Cruzeiro já era esperada após o anúncio do retorno do campeão olímpico Wallace, ex-Spor Toto, da Turquia, ao clube mineiro, no início do abril. Era claro que não haveria espaço para titular e reserva da Seleção no mesmo time brasileiro.
Ao olhar o cenário de opostos nas outras grandes equipes do país para 2021/2022, a principal opção de Alan era mesmo deixar a Superliga. Felipe Roque deve seguir em Taubaté, Leandro Vissotto fechou com o Fiat/Minas e Evandro será reforço do Vôlei Renata.
Alan já amadurecia a possibilidade de ter uma experiência internacional inédita na carreira. Nesta quarta-feira, em entrevista ao SporTV antes da final da Superliga entre EMS/Taubaté e Fiat/Minas, Alan havia citado os exemplos de Lucarelli e Wallace, companheiros de Seleção que deixaram o vôlei brasileiro na temporada passada também pela primeira vez.
MVP da Copa do Mundo de 2019, última competição de seleções antes da paralisação dos torneios por conta da pandemia do coronavírus, Alan passou a despertar mais atenção de clubes da Europa, principalmente russos e italianos. Ele chegou a ser sondado, nesta janela de transferências, pelo Monza.
O Kuzbass Kemerovo está no mercado do vôlei para outras contratações pontuais. O experiente levantador Butko, ex-Zenit Kazan, chegará para substituir Igor Kobzar, que fechou com o Zenit São Petersburgo.