Ana Cristina
Home Entrevista Ana Cristina: “Foco para voltar à quadra em grande forma”
Entrevista - Seleção Brasileira - 2 de agosto de 2023

Ana Cristina: “Foco para voltar à quadra em grande forma”

Ponteira de 19 anos está em recuperação de cirurgia no joelho


Ana Cristina foi o principal destaque da Seleção Brasileira na primeira semana da Liga das Nações (VNL) neste ano, comprovando a grande fase que vivia após ser protagonista na conquista do Campeonato Turco pelo Fenerbahce. Mas uma lesão, durante treinamento em Brasília, às vésperas da segunda etapa, tirou a jovem ponteira, de apenas 19 anos, das quadras para uma operação de menisco. E ela fez muita falta!

Em recuperação, ela falou ao site italiano Volley News sobre a lesão, a recuperação, o sonho olímpico e a temporada 22/23. Confira os principais trechos do papo com Ana Cristina.

RECUPERAÇÃO
É algo que pode acontecer com qualquer uma, especialmente quando você está sobrecarregada e tem que jogar muitas partidas. Desta vez aconteceu comigo. Ninguém gosta de se machucar, mas agora estou com foco apenas na recuperação para voltar à quadra em grande forma.

OBJETIVOS DO BRASIL EM 2023
Este ano o principal objetivo do Brasil é vencer o Pré-olímpico: sabemos da importância desta competição para ir a Paris em 2024.

SONHOS
Meu maior sonho é ser campeã olímpica: acho que qualquer jogador do mundo quer alcançar esse objetivo. No geral, tracei muitos objetivos e gostaria de ter uma carreira importante, mas por enquanto a prioridade é ajudar meu clube a conquistar troféus nesta temporada.

PEDIDO DE DISPENSA EM 2022
Estava passando por um momento difícil e resolvi tirar um tempo para cuidar da minha mente e do meu corpo.

AVALIAÇÃO DA ÚLTIMA TEMPORADA
Foi uma temporada importante para mim: tenho a sensação de que melhorei muito e tive mais oportunidades de mostrar as minhas melhores qualidades. Resumindo, fiquei mais consciente e nessa altura apenas tentei dar a minha contribuição à equipe.

PRESSÃO POR BOAS ATUAÇÕES
Eu diria que há pontos positivos e negativos. Não é fácil enfrentar todos os jogos com muita pressão, mesmo que ao mesmo tempo sinta que tem tudo para vencer. Sem dúvida, é uma situação que se deve aprender a administrar para proteger a saúde mental. O vôlei é apenas uma parte da nossa vida e entrar em quadra nunca deve ser um fardo: para mostrar as nossas qualidades temos de nos sentir à vontade.

PASSAGEM PELO FENER
É realmente incrível fazer parte da família Fenerbahce e se sentir em casa. Todos os dias o clube nos dá o suporte necessário para crescer e dar o nosso melhor.

MOMENTO INESQUECÍVEL DA TEMPORADA
Acho que o melhor momento foi quando nos abraçamos e percebemos que tínhamos vencido o campeonato. E também o momento em que Eda (Erdem) me chamou para levantar a taça.

Ana Cristina velocidade
Comemoração no Fener durante a temporada 22/23 (Fenerbahce Divulgação)

DECISÃO DE SAIR DO BRASIL AOS 17 ANOS
Minha família e eu sempre pensamos em ir para o exterior, aprender outro idioma, conhecer uma nova cultura, antes mesmo de eu começar a jogar. Graças ao Fenerbahce tive a oportunidade de trazer meus entes queridos comigo e acima de tudo jogar em alto nível junto com os melhores do mundo. Sem dúvida é uma oportunidade incrível de aprimorar e encher minha bagagem de experiências como atleta.