Apan perde, mas garante vaga na semifinal do Sul-Americano
Time catarinense acaba superado pelo Ciudad, da Argentina, no tie-break e avança como melhor segundo colocado
O Brasil terá três representantes na semifinal do Sul-Americano de Clubes masculino. Nesta quarta-feira (14), a Apan/Roll-on perdeu para o Ciudad, da Argentina, no tie-break, com parciais de 22-25, 25-21, 16-25, 28-26 e 14-16, mas garantiu a classificação como melhor segundo colocado.
Em primeiro no Grupo C, o Ciudad terá pela frente em uma das semifinais o Farma Conde/São José, nesta quinta-feira (15), às 21h30. A Apan, por sua vez, enfrentará o Sada Cruzeiro, atual campeão, no outro confronto, que acontece às 19h. Confira a agenda completa da semana.
A Apan começou bem a partida e, com bons saques de Thiago Sens, abriu 12 a 8. Mas o time argentino, liderado por dois ponteiros que conhecem bem o vôlei brasileiro, não ficou para trás. Facundo Conte, campeão da Superliga 2018/2019 pelo Sada Cruzeiro, e Nicolas Lazo, com passagens recentes por Itambé Minas e Vôlei Renata, foram bem nos ataques. Na reta final, o Ciudad se impôs e fechou a parcial, após um ataque de Lazo.
Com Jamelão na saída de rede no lugar de Breno, os brasileiros iniciaram o segundo set com força total e abriram 5-1, após um ataque de Paulo Carraro. Os centrais foram bem acionados pelo levantador Mateus Winck. Wennder, com um ace, marcou 12-8 para os donos da casa. Os brasileiros administraram bem a vantagem e Wennder apareceu novamente no fim para fechar o set e empatar o confronto.
O Ciudad veio para o terceiro set determinado a vencer e contou com ataques fortes de Conte para abrir vantagem. A Apan, por sua vez, enfrentou muitas dificuldades para passar pelo bloqueio dos argentinos, que pararam Thiago Sens e abriram 17-7. Os visitantes fecharam a parcial com um ataque de Maciel.
A Apan conseguiu reequilibrar a disputa no quarto set. O Ciudad ainda mostrava superioridade no sistema defensivo, o que fez com que os argentinos carregassem uma pequena diferença no placar até a metade do set. Mas Matias Provensi, Sens e Jamelão apareceram em momentos importantes e conquistaram pontos em contra-ataques. Uma mexida de André Donegá no fim, com a entrada de Dago para aumentar a rede, também foi crucial. O jovem ponteiro encerrou uma longa troca de pontos entre os times ao bloquear Lazo. Com isso, fechou a parcial e forçou o tie-break.
A torcida se reanimou para o set decisivo no mesmo ritmo que o trio ofensivo da Apan Roll-on. Sens, Provensi e Jamelão responderam de forma efetiva. Os catarinenses trocaram de lado com um ponto de vantagem, após toco de Wennder. O Ciudad resistiu e passou à frente pela primeira vez na parcial com um bloqueio de Conte em Jamelão: 13-12. Pouco depois, Dago pontuou no ataque para dar o match point aos brasileiros. Mas os rivais não abaixaram a cabeça e fecharam a conta, com o paredão de Maciel.
A edição 2024 do Campeonato Sul-Americano de Clubes conta com a participação de nove equipes, divididas em três grupos. Na Chave A estão: Sada Cruzeiro (Brasil), Monteros (Argentina) e Olympic (Bolívia). O Grupo B é formado por: Farma Conde São José (Brasil), Policial (Argentina) e CDV (Uruguai) enquanto no Grupo C estão Apan/Roll-on (Brasil), Ciudad (Argentina) e Peerless (Peru).