Barranquilla (COL) será a sede do Pan de 2027
Cidade colombiana foi anunciada na noite desta sexta-feira
A vigésima edição dos Jogos Pan-Americanos será realizada em Barranquilla, Colômbia, em 2027. A oficialização foi feita pelo presidente da Panam Sports, Neven Ilic, após a assinatura do contrato com a cidade-sede em um evento com presença do presidente do país, Ivan Duque.
Barranquilla tem experiência na organização de eventos esportivos, incluindo partidas da seleção colombiana de futebol e os Jogos Centro-Americanos e Caribenhos de 2018. Segundo a Panam Sports, a cidade se destaca pela ótima infraestrutura esportiva.
– Esta designação que a Panam Sports está fazendo representa o reconhecimento muito especial de um país que demonstrou um compromisso incondicional com o desenvolvimento do esporte em todo o continente. Tivemos uma agradável surpresa em 2018 com a organização dos Jogos da América Central e do Caribe. Apesar da pandemia, eles continuaram acreditando em nós e estão fazendo um esforço incrível, trabalhando duro para os primeiros Jogos Pan-Americanos para jovens em Cali 2021, o que nos deixa muito felizes e motivados. É por isso que nossos países membros decidiram conceder os direitos de hospedagem de nosso principal evento esportivo em 2027 à bela cidade de Barranquilla – disse Neven Ilic.
– Este é o governo que tem apoiado os Jogos Pan-americanos Juvenis e decidimos vê-los passar porque também era uma mensagem de que nem mesmo a pandemia vai tirar de nós essa possibilidade de sonhar grande. Quero que seja um projeto não só para Barranquilla, mas também para todo o país. A Colômbia vai receber os Jogos Pan-Americanos pela segunda vez na história, como aconteceu em Cali em 1971 e como voltará a acontecer em Barranquilla em 2027. Estamos todos unidos para fazer isso propósito – disse o presidente da Colômbia, Ivan Duque.
Antes do Pan de Barranquilla, em 2027, a competição será disputada em 2023, em Santiago, no Chile.