Barreto e Lucas: dupla entrosada dentro e fora de quadra
Os centrais titulares do Vôlei Renata falam sobre o duelo com o Sada Cruzeiro
Eles compartilham o nome, os gostos e o bom desempenho na Superliga Masculina. A parceria entre Lucas Fonseca e Barreto, centrais do Vôlei Renata, não fica apenas fora das quadras. A dupla tenta manter o momento positivo na temporada em mais um duelo pela competição nacional. Neste domingo (27/11), os campineiros encaram o Sada Cruzeiro, às 19 horas, no Ginásio do Riacho, em Contagem, pela sétima rodada do primeiro turno. O Sportv 2 transmite a partida.
Titulares em todas as partidas do Vôlei Renata na Superliga, a dupla vem comandando o paredão campineiro no torneio. Eles aparecem como destaques das estatísticas, especialmente no bloqueio. Enquanto Lucas é o oitavo melhor, com 15 pontos no fundamento, Barreto – que também se chama Lucas -, vem logo atrás com 14. A dupla ainda contribui no ataque, com mais de 55% de aproveitamento na virada de bola.
– Nós temos uma relação muito boa. A gente conversa bastante durante o jogo e também fora de quadra sobre vôlei, nossos fundamentos. Isso acaba facilitando durante o jogo, especialmente no bloqueio – comenta Barreto.
– Além da relação, tentamos ajudar um ao outro sempre com informações que podem ser úteis ali na hora do bloqueio. Nós trabalhamos bastante para estar bem em quadra, ouvindo a comissão técnica e tentando melhorar a cada dia. Ficamos felizes que está dando certo e que podemos ajudar o time – acrescenta Lucas.
Da mesma geração, a dupla tem trajetória parecida no vôlei, se enfrentando nas categorias de base em São Paulo, evoluindo a cada dia e se encontrando no Vôlei Renata nesta temporada. Barreto tem mais tempo de casa e aparece como um dos jogadores que participaram das três conquistas seguidas do Campeonato Paulista. Lucas está em sua primeira temporada em Campinas, mas vem aproveitando bem a oportunidade.
– Eu e Barreto somos muito parceiros, gostamos das mesmas coisas, do mesmo estilo musical, achamos graça das mesmas coisas, não é à toa que ele é meu parceiro de quarto nas viagens. Isso acaba refletindo dentro de quadra, ajudando no nosso entrosamento – acrescenta Lucas, que também dá carona para Barreto no dia a dia.
– Nós nos damos muito bem, ouvimos o mesmo som, jogamos os mesmos jogos. E temos algo bastante parecido também é que são as ideias de lançar um cabelo diferente durante a temporada – diz Barreto. – Somos uma dupla nova, de centrais jovens, que está trabalhando para colocar nosso time entre os melhores.
O Vôlei Renata enfrenta o Sada Cruzeiro embalado pela sequência de cinco vitórias seguidas na Superliga Masculina. Os resultados colocaram o time campineiro na vice-liderança na classificação, com 16 pontos, empatados com o adversário deste domingo, mas com um jogo a menos na classificação. No último meio de semana, os comandados do técnico Horácio Dileo deveriam ter entrado em quadra, mas o duelo contra Suzano, fora de casa, acabou adiado por conta das chuvas na Grande São Paulo.
– É um jogo bastante difícil, mais uma final que teremos na temporada. As duas equipes fazem boas campanhas, estão lutando para estar entre os melhores e sempre quando se encontram fazem um grande duelo. Por isto, temos que lutar, manter a pegada, para fazer mais um bom jogo – analisa Barreto.
– Sabemos que será um jogo muito duro, complicado, não dá pra esquecer da qualidade do time deles, mas acreditamos muito no nosso poder ofensivo. Vamos focar em sacar bem, colocar em prática o plano que a comissão técnica montar e fazer um bom jogo – encerra Lucas.