Brasil
Home Sem categoria Brasil, com sofrimento, conquista o ouro no Pan
Sem categoria - 5 de dezembro de 2021

Brasil, com sofrimento, conquista o ouro no Pan

Vitória na decisão sobre o Peru por 3 sets a 2


Ufa! O Brasil é campeão pan-americano sub-23 no vôlei feminino. Neste domingo, em Cali, na Colômbia, a Seleção Brasileira feminina derrotou o Peru, na final, por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-19, 23-25, 21-25 e 15-8, faturando a medalha de ouro.

Na primeira fase, diante das peruanas, uma vitória também no tie-break do time comandado por Wagão. E mais uma vez o confronto que parecia fácil se complicou.

O time brasileiro, assim como em outros momentos dos Jogos Pan-Americanos, mostrou muitos momentos de irregularidade, uma característica da competição e até certo ponto esperado por conta da idade das atletas. E os pontos dados de graça ajudaram a decisão a ser mais equilibrada.

No primeiro set, o Peru chegou a assustar na reta final, após dois erros de passe de Mayara. Wagão, que já tinha Gabi em quadra no lugar de Milena, parou o jogo, tranquilizou o time e viu a abertura do 1 a 0. Na segunda parcial, o Peru saiu na frente. A reação brasileira aconteceu a partir do décimo ponto e rapidamente uma vantagem de seis pontos foi aberta, com bom momento de Lorrayna no ataque e com presença marcante do bloqueio, talvez o melhor fundamento durante o Pan.

No terceiro set, a aguerrida seleção peruana esteve na frente até o 18° ponto, quando o block verde-amarelo voltou a desequilibrar.  O Peru não desistiu e virou para forçar o quarto, contando com erros em excesso das brasileiras.

A parcial perdida não abalou a confiança do Brasil. Abriu 11 a 4, margem suficiente para poder administrar até o fechamento? Nem tanto. O Peru reagiu e viu o placar ficar igual em 13. Um erro de ataque de Lorrayna fez as peruanas virarem (14-15). E foi o bloqueio novamente o responsável pela reação, duas vezes com Lorena. Daí em diante, o Brasil errou uma quantidade absurda de ataques, praticamente entregando o set para as rivais.

No tie-break, a equipe brasileira abriu 4 a 0, com boa participação ofensiva de Mayhara e Diana, e desta vez não oscilou para permitir nova virada do Peru. Festa verde-amarela na Colômbia!

O resultado confirmou a participação 100% do vôlei e do vôlei de praia brasileiros no Pan, com quatro ouros conquistados em Cali, ajudando o país a consolidar o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Já na disputa pelo bronze do vôlei feminino, a Argentina derrotou a Colômbia, de virada, por 3 a 1, parciais de 16-25, 25-13, 26-24 e 25-22.