Brasil começa longa temporada com testes diante do Canadá
Seleção Brasileira enfrentará duas vezes o Canadá em Campinas
A Seleção Brasileira masculina fará sua primeira partida da temporada 2019 nesta quarta-feira. A equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto enfrentará o Canadá no primeiro de dois amistosos que serão realizados no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), como preparação para a Liga das Nações – o Brasil estreia no dia 31 de maio nesta competição. O primeiro desafio será às 22h, com transmissão do SporTV 2, na sequência da partida entre Brasil x República Dominicana pela Liga das Nações feminina, em Brasília.
São 15 jogadores à disposição para as partidas: os levantadores Fernando Cachopa e Thiaguinho; os opostos Wallace, Alan e Rafael Araújo; os centrais Lucão, Maurício Souza, Isac e Flávio; os ponteiros Lucarelli, Douglas Soua, Rodriguinho e Lucas Lóh, e os líberos Thales e Maique. E eles estão em diferentes níveis de preparação, já que os finalistas da Superliga, por exemplo, se juntaram depois ao elenco. Desta forma, a torcida poderá ver várias caras novas em ação.
Com um extenso calendário pela frente (Pré-Olímpico, Sul-Americano, Pan e Copa do Mundo) nesta temporada, o elenco passará por rotações para evitar um desgaste físico ainda maior.
Lucarelli se apresentou a Seleção na tarde de ontem, juntamente com os demais companheiros de Taubaté (Lucão, Douglas Souza e Thales).
– Os amistosos aqui em Campinas vão ser bem importantes, principalmente para os levantadores, que estão no primeiro ano com essa função, e para todos nós aprimorarmos o entrosamento. E vamos enfrentar logo uma equipe muito boa, o Canadá, que vem nos últimos anos evoluindo bastante. Tudo isso em uma cidade que respira voleibol, então, acho que tem tudo para ser uma semana bastante proveitosa – disse o campeão olímpico.
Estreando na seleção principal, o central Flávio confessa uma certa ansiedade pelo primeiro jogo com a camisa da equipe brasileira adulta, mas está confiante com os atletas que tem ao lado.
– Tive passagens pela seleção de base e pela seleção de novos e é sempre um prazer treinar e vestir essa camisa da Seleção Brasileira. Treinar com os melhores é uma honra. Confesso que estou um pouco ansioso para esse primeiro jogo da temporada, é normal esse friozinho na barriga, mas estou tranquilo. O grupo é muito bom e sei que, em qualquer necessidade, vou receber a ajuda necessária – concluiu Flávio.
O técnico Renan comemora a oportunidade de estar em Campinas com a Seleção Brasileira. O treinador, que tem uma história com a cidade, está confiante em fazer, neste local, a preparação final do Brasil.
– Joguei minha primeira competição como atleta aqui em Campinas, o Campeonato Brasileiro, em 76, quando eu tinha 16 anos. Acabei sento eleito o melhor jogador do campeonato e saiu dali a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Lembro do ginásio como se fosse hoje, e com o decorrer dos anos vim várias vezes a Campinas, mas voltar hoje como técnico da Seleção Brasileira é muito especial – contou Renan, que está satisfeito com a chance de enfrentar uma forte seleção nestes próximos dias.
– O Canadá é uma equipe que está sendo percebida no mercado internacional, é a sexta colocada no ranking entre as melhores do mundo, e logisticamente foi viável porque eles jogam a primeira etapa da Liga das Nações na Argentina. Estrategicamente é importante porque eles têm um modelo de jogo muito parecido com a seleção americana, nosso primeiro adversário na Liga das Nações. Serão dois testes muito bons – afirmou Renan.
LEIA TAMBÉM
+ Americana do Sesi Bauru é destaque na abertura da Liga das Nações
+ Mayany acerta com o Hinode/Barueri
+ Fim da parceria entre Corinthians e Guarulhos
+ William renova contrato com o Sesi
+ Coluna: O momento para Leal chegar à Seleção Brasileira