Home Superliga Em noite de despedida, Minas perde um set, mas vira e vence o Fla
Superliga - 17 de janeiro de 2020

Em noite de despedida, Minas perde um set, mas vira e vence o Fla


Em noite de despedidas e chegadas – saída da ponteira norte-americana Deja McClendon e anúncio da oposta Dobriana Rabadzhieva – o Itambé/Minas sofreu, mas venceu o Flamengo, de virada, por 3 sets a 1 – 22-25, 25-17, 27-25, 25-17 -, nesta sexta-feira, na Arena do Minas, em Belo Horizonte (MG), no encerramento da primeira rodada do returno da Superliga Feminina 2019/2020.

“Didi”, como é carinhosamente chamada pelas jogadoras não começou como titular. Mas, entrou quando o placar apontava 23 a 15 para o Minas no quarto set para fechar sua passagem pelo clube mineiro de uma forma um pouco mais amena e com o carinho que merece, principalmente por ser uma pessoa muito querida pela sua simpatia e alegria.

Ao final do jogo, com a vitória minastenista por 25 a 17, ela se emocionou. A central Thaisa foi eleita a melhor em quadra, mas passou o Troféu VivaVôlei para Deja, emocionando o restante do time, que caiu em lágrimas com o clima de despedida.

A torcida gritou “olé, olé, olé, olá, Deja, Deja”

– Estou tão feliz por ter jogado por esse time! Estou muito triste por estar partindo. Mas, o Minas escolheu outro caminho. Essa torcida é maravilhosa. Estou muito grata por ter feito parte disso tudo -, disse a norte-americana, após a partida.

Coincidentemente, o outro VivaVôlei que ela ganhou na Superliga foi justamente contra o Flamengo, na vitória por 3 a 0, no turno, no Rio de Janeiro (RJ).

Ritmo de jogo

O resultado manteve o Minas na terceira colocação, com 30 pontos (10 vitórias e 2 derrotas), dois a menos que o líder Sesc RJ e o vice-líder Dentil/Praia Clube, que têm 11 vitórias e 1 derrota. O Rubro-Negro segue na 10ª posição, com 7 pontos (2 vitórias e 10 derrotas).

O técnico Nicola Negro quis aproveitar a fragilidade – ao menos na tabela – do adversário para dar ritmo de jogo ao banco de reservas. Lana começou jogando no lugar da venezuelana Acosta – que sentiu dores na panturrilha direita na derrota para o Praia na última rodada – e Sheilla foi a opção no lugar de Bruna Honório, que não vive boa fase.

Muitas largadas

Mas, a opção por Lana foi desfeita logo na segunda metade do primeiro set. o Minas abriu logo 8 a 2, mas empacou em uma rede com a ponteira e o Flamengo virou. Lana errou bastante e também abusou das largadas e foi substituída por Acosta.

Lembrando que o motivo da confusão entre Kasiely e Carol Gattaz no último jogo, terça-feira (14), contra o Praia, começou com a irritação da capitã com Lana, que estava largando muitas bolas, facilitando o contra-ataque do time de Uberlândia (MG). Kasiely tomou as dores da companheira as as duas trocaram farpas durante um pedido de tempo no tie-break.

Em um determinado lance do jogo, Macris nitidamente perdeu a paciência com a jovem ponteira, levando as mãos à cabeça e a puxando para conversar. Nicola Negro sacou Lana ainda no primeiro set e colocou Acosta no jogo. A ideia era descansar a venezuelana, mas o Minas caminhava para uma derrota no set, o que acabou não sendo evitado.

As mineiras pareciam abaladas emocionalmente com a virada rubro-negra e não conseguiram parar o Flamengo, que estava confiante e ia com apetite em todas as bolas – fosse no ataque ou na defesa – principalmente com as ponteiras Carla e Natália e a oposta Malu, ex-Minas.

Sem muito susto, o Minas venceu os três sets seguintes. Teve trabalho na terceira parcial, quando vencia por 24 a 20, mas permitiu o empate adversário e acabou vencendo apenas no 27º ponto.

Thaisa foi a maior pontuadora do jogo, com 2o pontos e 62% de aproveitamento. Sheilla pontuou 15 vezes, e Carol Gattaz, 14. Pelo Flamengo, os destaques foram Carla e Malu, com 17 pontos cada uma.

Copa Brasil

O Minas agora se concentra na Copa Brasil. Ainda sem Rabadzhieva, que deve chegar a BH na semana que vem, o time vai enfrentar o embalado Fluminense, terça-feira (21), às 20h, em Belo Horizonte (MG), pelas quartas de final da competição. Confira aqui os demais duelos do torneio. O Flamengo não se classificou para a competição.

Pela Superliga, o Minas enfrenta o Asa/Valinhos, na próxima sexta-feira (24), às 20h, novamente na sua arena, pela segunda rodada do returno. O Flamengo enfrenta o São Paulo/Barueri, no mesmo dia, às 19h30, no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). Os dois jogos serão transmitidos no pay-per-view do Canal Vôlei Brasil.