Lavarini explica ausência de Smarzek no Europeu
Italiano gostaria de utilizar a oposta como ponteira, mas lesão impediu adaptação
O técnico Stefano Lavarini não contará com Malwina Smarzek no elenco da Polônia para a disputa do Campeonato Europeu feminino, a partir da próxima semana.
Em um vídeo publicado nesta quinta-feira (10/8), o italiano explicou a situação da atleta. Segundo o treinador, a ideia inicial era incluir a ex-jogadora do Osasco/São Cristóvão Saúde como uma das ponteiras, já que a posição de oposta está bem coberta por Magdalena Stysiak e Monika Galkowska. Mas aí aconteceu um problema físico.
Smarzek sofreu uma lesão no pé durante os amistosos com a Turquia, na semana passada, e precisou se afastar dos treinamentos para a recuperação. Como teria pouco tempo para se adaptar à nova função de passadora, Smarzek acabou fora dos planos para o Europeu. Durante a preparação pós-VNL, a Polônia perdeu a jovem ponteira Martyna Czyrnianska por lesão.
– Durante os jogos em Mielec, depois de um salto, ela teve um tipo de inflamação no pé. Não é um problema sério, mas por alguns dias ela precisou descansar para se recuperar. Ontem fizemos um exame com os médicos e entendemos que ela não poderia voltar a treinar antes de sexta-feira. O problema é que o tempo ficou muito curto. Ontem eu e Mali conversamos que ter apenas dois dias para se adaptar a nova posição, que ela não está acostumada a jogar, não seria suficiente para ganharmos a confiança para uma importante competição – explicou Lavarini, terceiro colocado na última Liga das Nações com a Polônia.
Na temporada 23/24, Smarzek será jogadora do Casalmaggiore, da Itália.