Leon vê transferência para a Polônia com bons olhos
Ponteiro está no último ano de contrato com o Perugia
Wilfredo Leon pode desembarcar no Campeonato Polonês na temporada 2024/2025. O ponteiro, em seu último ano de contrato com o Perugia (ITA), deu uma entrevista ao site da PlusLiga admitindo a possibilidade de uma transferência para o país “que o adotou”. As respostas de cubano de nascimento foram publicadas neste domingo, dia da decisão da Copa Itália entre Perugia x Monza.
– Se a minha saúde permitir, espero que a parte mais importante da temporada seja tão bem sucedida como quando o meu contrato em Kazan estava a terminar. Gostaria que ganhássemos tudo o que há para ganhar em Perugia e só assim terminar a cooperação. Veremos como será, porque o presidente do clube também me disse que podemos conversar. Neste momento, porém, sou a favor de jogar na Polônia – disse.
Um dos atletas mais disputados pelos principais clubes de vôlei do mundo na última década, Leon nunca atuou por clubes poloneses. Antes do Perugia, ele passou pelo Zenit Kazan, da Rússia, entre 2014 e 2018, com uma passagem rápida pelo Al Rayyan, do Qatar, em 2015/2016.
– Só posso dizer que as negociações sobre o meu futuro estão em andamento. Ainda não tomei uma decisão sobre isso. Não é como se eu estivesse apenas lutando por dinheiro. O que importa é escolher o melhor lugar possível em todos os aspectos. É muito importante para mim jogar onde minha família se sinta confortável e onde eu também me sinta muito bem. Não dá para pensar que se adquirirmos Wilfredo Leon ganharemos tudo. A equipe deve ser construída de forma que possamos lutar juntos pela vitória, e não basear o jogo em mim. É por isso que na hora de escolher um clube procuro uma opção que garanta que o time como um todo seja sólido. Quero continuar a lutar pelos troféus mais valiosos, como a Champions e o campeonato ou taça de um determinado país. Além disso, declarei ao Perugia que por enquanto estou focado apenas no que há para vencer aqui, porque quero muito que ganhemos tudo o que pudermos – disse Leon.
O ponteiro de 30 anos também falou sobre as questões físicas. Ele pouco atuou pelo Perugia na temporada e nas últimas semanas voltou a entrar em quadra, apenas para sacar. Ele admite que o foco da recuperação é chegar bem na Olimpíada de Paris.
– É por isso que agora estou arriscando tudo que posso, mas tenho consciência de que é pela minha saúde. Por isso estou determinado a poder jogar depois da temporada de clubes – para terminá-la da melhor forma possível e, acima de tudo, estar saudável.
Perguntado sobre quando estará em quadra não apenas para sacar, Leon respondeu:
– Não posso revelar os detalhes, mas pode levar algum tempo.