Minas abre o Mundial diante do campeão Vakif
Adversário minastenista, o Vakifbank venceu o Kuanysh na estreia
Tricampeão consecutivo da Superliga e atual campeão sul-americano, o Gerdau Minas está pronto para estrear no Campeonato Mundial de clubes. O primeiro adversário será o poderoso time turco do Vakifbank, atual campeão da Champions League e do próprio Mundial. A partida no ginásio Antalya Sports Hall será nesta quinta-feira (14/12), às 14h (horário de Brasília). ESPN 4 e Star Plus transmitem, assim como o Web Vôlei, sem imagens, via YouTube e Twitch.
O técnico Nicola Negro comenta sobre o primeiro desafio do Minas na competição.
– Vamos estrear contra as atuais campeãs do mundo, então é claro que será um jogo difícil. Ao mesmo tempo, é uma boa oportunidade para começarmos o Mundial com um bom ritmo de jogo. Sabemos do valor e do potencial do Vakif, principalmente agora que eles estão jogando com todas as estrangeiras, já que na liga turca existe o limite de três atletas do exterior. Estamos estudando muito e vamos entrar em quadra pensando em fazer o melhor jogo possível – afirma o treinador italiano.
Além da rotina intensa de treinamentos em solo turco, como parte da preparação o elenco do Gerdau Minas acompanhou o jogo dos adversários do Grupo B. O Vakifbank abriu a competição com vitória sobre o atual campeão asiático, o Kuanysh, do Cazaquistão, por 3 sets a 0. No Grupo A, estão o Dentil/Praia Clube, além das italianas do Conegliano e as turcas do Eczacibasi, equipe anfitriã do torneio. Os dois melhores de cada grupo estarão nas semifinais.
Preparação
A delegação do Gerdau Minas desembarcou em Antalya, na Turquia, na madrugada do último sábado, depois de 28 horas de viagem. O período de aclimatação foi realizado no Gloria Sports Arena, um dos principais e mais modernos centros de treinamentos de alto rendimento da Europa. Na segunda-feira, a equipe se juntou aos demais times que disputam o Mundial no Titanic Mardan Palace, o hotel oficial da competição, e iniciou os treinamentos no ginásio do torneio
Para a disputa do Mundial de Clubes 2022, o técnico Nicola Negro conta com 14 atletas. As levantadoras Pri Heldes e Jacke; as ponteiras Pri Daroit, Yonkaira Peña, Pri Souza e Luiza Vicente; as opostas Kisy e Larissa Brandão; as centrais Carol Gattaz, Thaisa, Julia Kudiess e Rebeca; e as líberos Nyeme e Larissa Fortes.