Mundial de Clubes: Minas vence e encaminha classificação para a semi
O Itambé Minas venceu os indianos do Ahmedabad Defenders por 3 a 0 na estreia dos dois times no Mundial de Clubes
O Itambé Minas estreou com vitória no Campeonato Mundial de Clubes 2023, disputado na cidade de Bangalore, na Índia. Na tarde desta quarta-feira (6/12), a equipe comandada pelo técnico Guilherme Novaes derrotou os indianos do Ahmedabad Defenders por 3 a 0 (parciais de 25-22, 25-23 e 25-19) e encaminhou a sua classificação para as semifinais da competição.
O Minas se prepara agora para o compromisso mais difícil dessa fase classificatória, o italiano Perugia, nesta quinta-feira, às 12h (horário de Brasília). Na abertura da rodada, o japonês Suntory Sunbirds, do russo Muserskiy, derrotou o Halkbank (TUR), de Ngapeth, Nimir & Cia., por 3 a 0. Japoneses e turcos estão no Grupo B, o mesmo do Sada Cruzeiro. Nesta quinta, às 8h30 (de Brasília), o time mineiro estreará diante do Suntory. Caso o Suntory Sunbirds volte a vencer, já estará garantido na semifinal, transformando Sada x Halkbank em uma decisão pela outra vaga, na sexta-feira. As duas partidas desta quinta serão transmitidas pelos canais ESPN 2, Star Plus e também pelo Streaming da Volleyball World.
Gui Novaes escalou o Minas com o levantador Gustavo Orlando, o oposto Sánchez, os centrais Isac e Renan, os ponteiros Paulo e Marcus e o líbero Maique. As inversões aconteceram com Murilo Radke e Bryan. Lucas Lóh e Wilmot também entraram.
Sánchez foi o destaque do Minas e maior pontuador do jogo, com 20 acertos (17 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque). Paulo contribuiu com 10 pontos (9 de ataque e 1 de saque) e Marcus com 9 (todos de ataque). Isac e Renan fizeram 7 cada um. Gustavo Orlando fez 2, Lucas Lóh e Bryan, 1 cada.
O Minas sofreu mais do que o esperado no segundo set, principalmente, mas no terceiro conseguiu imprimir seu ritmo de jogo normal, controlando os erros de saque e melhor na recepção. A primeira parcial foi marcada por muitos erros e um certo nervosismo da equipe mineira, que disputa o seu terceiro Mundial da história. O jogador mais experiente em quadra é o central Isac, tricampeão do torneio com a camisa do rival Sada Cruzeiro.
Na sexta-feira, o Sada Cruzeiro enfrenta o Halkbank às 8h30, pelo Grupo B e, pelo A, às 12h30, Perugia e Ahmedabad Defenders se enfrentam.