Muserskiy
Home Destaques Muserskiy: “Eu considero toda essa situação injusta”
Destaques - Internacional - 21 de outubro de 2021

Muserskiy: “Eu considero toda essa situação injusta”

Russo se defende após suspensão por doping ser revelada pela FIVB


Em entrevista ao site Sport Business Gazeta, o oposto/central russo Dmitry Muserskiy falou pela primeira vez após a revelação de sua suspensão por doping. Segundo a nota publicada nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), uma amostra colhida em 2013, durante o Campeonato Russo, deu resultado positivo para metilhexanamina, um estimulante.

O atleta alega contaminação cruzada, ao utilizar um suplemento americano, que chegou a ser incluído na lista proibida da Wada, a Agência Mundial Antidoping. Muserskiy diz ter incluído a informação em sua defesa.

Ele nega também que tenha deixado a Liga das Nações, em junho, após ter disputado cinco jogos, por já saber da punição. Na ocasião, foi publicado que ele tinha uma lesão. O estranho é que a suspensão revelada ontem data de abril, dois meses antes da VNL. Ele ficará fora das quadras até janeiro de 2022, já tendo perdido os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Confira abaixo a entrevista do russo Muserskiy:

Dmitry, quando soube da suspensão?
Foi no verão quando me machuquei na Liga das Nações.

Ou seja, a lesão não foi inventada?
A lesão aconteceu mesmo, mas não tão grave.

A suspensão pode ser contestada?
Isso é o mais surpreendente e ofensivo. Não tive oportunidade de provar minha inocência. Por exemplo, abra uma segunda amostra. O resultado do teste de doping, realizado apenas duas semanas depois, na Liga Mundial de 2013, foi totalmente desconsiderado. É limpo, como todas as amostras que foram tiradas de mim durante a minha carreira. Pelo que entendi, eles checaram tudo. A Wada não levou em consideração a mensagem oficial da farmacêutica americana, que em 2015 afirmou publicamente que alguns de seus medicamentos em 2013 foram acidentalmente contaminados. As drogas que indiquei ao passar no teste de doping continham aquela que mais tarde foi oficialmente reconhecida como contaminada. A empresa pediu desculpas, mas muitos atletas sofreram com isso.

De que substância estamos falando?
Não me lembro do nome químico agora. Esta substância vegetal, que pode entrar no corpo até por meio de produtos assados, como- bolos e muffins. A concentração de uma substância proibida em meu teste de doping indica apenas que essa substância entrou acidentalmente em meu corpo.

Por que você não foi suspenso em 2013?
Como soube neste verão, um teste antidoping feito pela Rusada (Agência Antidoping do país) no final do Campeonato Russo de 2013 deu um resultado positivo. Mas então foi escondido de mim e da Wada. Não entendo o motivo, pois então a suspensão máxima seria de apenas três meses. Como resultado do conflito entre a Rusada e a Wada, os dados chegaram à Wada e, provavelmente, eles encontraram um teste de doping positivo lá. Não sei todos os detalhes. Mas a Wada disse que os dados recebidos não exigiam nenhuma prova. De uma forma ou de outra, em 2021, devo me responsabilizar pelo fato de que em 2013 ocorreu um acidente, e o resultado ficou oculto. Me parece extremamente desonesto. Agora minha indignação já é menor do que no verão, mas considero toda essa situação injusta.