Pinheiros, muito reformulado, espera incomodar bastante
Com a chegada de Duda Nunes, clube almeja posição melhor do que o sétimo lugar na Superliga 2022/2023
Um dos mais tradicionais clubes do vôlei brasileiro, o Pinheiros investiu em mudanças no elenco para a Superliga Feminina 2023/2024 em busca de voos mais altos após o sétimo lugar da última edição. A equipe é tema da sexta matéria da série especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da principal competição do voleibol brasileiro.
Para a nova temporada, o clube trouxe 13 reforços, entre eles o técnico Durval Nunes, que estava no Brasília. Nomes promissores também estão confirmados, como a oposta Bruna Moraes, um dos destaques do Fluminense na Superliga passada, e a levantadora Jacke, vice-campeã da última edição com o Gerdau Minas.
Por outro lado, o time paulista perdeu sua grande estrela e viradora de bolas, a oposta Edinara, que retornou ao Sesi Bauru. Outra saída importante foi da levantadora Naiane, reforço do Dentil/Praia Clube para a temporada.
Nas pontas, reformulação completa. O Pinheiros não terá mais Talia, Amanda Danielli, Paula Mohr e Parise. O novo elenco conta com Valdez e Sonaly, que já acumulam experiência na competição, e as jovens Karen, de 21 anos, e Isabella Rocha, de 18 anos. Quatro opções que mesclam diferentes características para Duda rodar o elenco, com opções mais ofensivas e outras mais técnicas.
Do time de 2022/2023, em meio ao processo de renovação, algumas jogadoras permanecem, como a jovem oposta Carol Grossi e a experiente central Mara. Esta forma um paredão no meio de rede com Lays, ex-Fluminense. O setor conta também com a jovem Thainá, de 20 anos e 1,90, e Talita, que estava na Romênia.
Duda terá à disposição um elenco com boas opções em quadra e no banco. O treinador chega ao Pinheiros apostando no jogo coletivo como uma das forças do time no campeonato. A boa campanha com vice-campeonato no Campeonato Paulista mostra que esse pode ser o caminho.
Posição na última Superliga: 7º
Reforços contratados: Jacke (levantadora), Amanda Sehn (levantadora), Istefani (levantadora), Bruna Moraes (oposta), Valdez (ponteira), Karen (ponteira), Sonaly (ponteira), Maria Fernanda (ponteira), Isabella Rocha (ponteira), Lays (central), Talita (central) e Thainá (central).
Quem teve o contrato renovado: Carol Grossi (oposta), Mara (central), Evelyn (central), Maria Eduarda (líbero) e Kika (líbero).
Principais baixas: Naiane (Dentil Praia Clube) e Edinara (Sesi Bauru)
Estrangeiras: Valdez
Técnico: Duda Nunes
Confira as publicações anteriores do Guia do Web Vôlei
- Barueri encara nova temporada de reinvenção após perdas
- Maringá: ousadia no mercado e vocação para surpreender
- Brasília: comando “internacional” e reforços em boa fase
- Bluvôlei: experiência e união para estreia na elite
- São Caetano tenta aproveitar nova chance na Superliga