Sérvia
Home Destaques Presidente da Sérvia se irrita com Santarelli, Karakurt e Vargas e dobra premiação olímpica
Destaques - Internacional - 11 de setembro de 2023

Presidente da Sérvia se irrita com Santarelli, Karakurt e Vargas e dobra premiação olímpica

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, desaprovou as comemorações efusivas do ex-treinador do seu país


O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, prometeu dobrar a premiação dos atletas do país em caso de medalha em Paris-2024. Na presença da levantadora Maja Ognjenović, da oposta Tijana Boskovic e o restante do time antes do embarque para o Pré-Olímpico na China, ele disse não ter gostado do que ele chamou de “risos de deboche” de Santarelli, Karakurt e Vargas na final do Campeonato Europeu Feminino de Vôlei, no dia 3 de setembro, em Bruxelas. A Turquia venceu por 3 a 2 e ficou com o ouro inédito em cima das sérvias.

– Considerem que Paris é a coisa mais importante para nós. Aumentaremos o prêmio de 100 mil para 200 mil por cada medalha de ouro em Paris. Tijana, digam o que disserem, todos sabemos que você é melhor que Vargas. Todos no país pensamos o mesmo – disse o presidente da Sérvia.

Vicic também não gostou das comemorações efusivas por parte do técnico da Turquia, Daniele Santarelli – campeão mundial com a Sérvia no ano passado, com uma vitória em cima do Brasil – e da dupla de atacantes Karakurt e Vargas.

– Não pode ser derrota quando você ganha tantos ouros e ganha uma prata. Foi fato de que Karakurt e Vargas estavam regozijando-se. Parabéns para elas, mas haverá outra música em Paris. Obrigado a vocês (jogadoras da Sérvia) infinitamente por tudo, por lutar com aquele sorriso lindo, por não serem como o Santarelli, por não torcer pela derrota alheia. E pensar que eu o recebi aqui… – disse o presidente da Sérvia, referindo-se ao fato de que Santarelli era, até a última temporada, o técnico da seleção.

Vucic falou do apoio incondicional da torcida do país no Pré-Olímpico que começa no próximo dia 15.

– Saibam que nosso povo está e sempre esteve com vocês.  Vocês tiveram um apoio incrível aqui e não acreditaria como as pessoas estavam orgulhosas de você. Nunca tivemos uma geração melhor em nenhum esporte e dificilmente teremos. Tínhamos uma equipe fantástica de pólo aquático, mas nunca ganhamos tantas medalhas como no vôlei feminino. Vocês terão uma missão difícil na China contra as chinesas e contra as holandesas. Saibam que estamos com vocês – completou.

A Sérvia está no Grupo A do Pré-Olímpico ao lado da China (anfitrião), Holanda, República Dominicana, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia. Duas seleções se classificam para os Jogos de Paris, que acontecem entre os dias 24 de julho e 11 de agosto.

Mesmo se não conseguir se classificar no pré-olímpico, a Sérvia provavelmente vai se garantir nos Jogos do ano que vem pelo ranking da Federação Internacional de Vôlei. O time ocupa a terceira colocação, com 356.82 pontos, atrás da Turquia, que tem 384.08 e dos Estados Unidos, com 357.14. O Brasil é o quarto na lista, com 350.76, e depois aparecem Itália, em quinto, com 345.16 e a China, em sexto, com 339.09.