Renan é eleito o melhor técnico do ano no país
O técnico da Seleção Brasileira Masculina Renan Dal Zotto, e Mateus Alves, treinador-chefe da seleção de boxe que fez campanha histórica em Lima e conquistou duas medalhas em Mundiais (ouro com Bia Ferreira e bronze com Hebert Conceição), são os treinadores eleitos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Prêmio Brasil Olímpico 2019. A cerimônia de gala do esporte brasileiro será realizada no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Nos esportes coletivos, Renan Dal Zotto voltará ao palco do PBO para receber o prêmio pela segunda vez consecutiva. Se em 2018 a principal conquista foi o vice-campeonato da Liga Mundial, em 2019, terceiro ano de Renan à frente da seleção masculina, veio o título da Copa do Mundo depois de 11 vitórias em 11 jogos. De quebra, o time de Dal Zotto faturou o 32º título do Campeonato Sul-americano. O maior objetivo do ano, porém, foi a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 passando pelo Pré-olímpico, em Varna, na Bulgária, vencendo os donos da casa no jogo decisivo.
– Sem dúvida é motivo de muito orgulho receber este que é considerado o prêmio mais importante do esporte brasileiro. Essa premiação me deixa extremamente honrado, principalmente pelos grandes técnicos que temos no Brasil. Quero deixar claro que essa não é uma premiação individual. Estarei ali representando todos os integrantes da comissão técnica da nossa seleção – afirmou Renan.
– Além disso é fundamental agradecer a todos os jogadores que passaram pelo grupo neste ano. Cada um tem sua parcela neste prêmio. E agradeço, claro, pelo apoio incondicional da minha família. Estou muito feliz e grato por tudo que vivemos esse ano e terminar com essa premiação é muito especial – complementou Renan.
Além de homenagear os melhores técnicos do ano, o Prêmio Brasil Olímpico ainda vai premiar outras categorias. Concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima), no feminino; e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), no masculino. A escolha dos dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano foi realizada por um por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.
Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Ana Sátila (canoagem slalom), Bruno Rezende (vôlei), Flávia Saraiva (ginástica Artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Ítalo Ferreira (surfe), Mayra Aguiar (judô), Nathalie Moellhausen (esgrima), Paulo André (atletismo) e Pedro Barros (skate) são os candidatos a Atleta da Torcida. A votação está aberta e pode ser feita através do link: pbo.cob.org.br.
Oscar Schmidt receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por valores como dedicação, eficiência e espírito coletivo que representou durante toda a carreira. E serão homenageados todos os medalhistas dos Jogos Pan-americanos Lima 2019; além dos Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude.
LEIA TAMBÉM
+ Números de Leal seguem bons na Itália
+ As transmissões da Superliga neste fim de novembro
+ Gramado se candidata para receber as Supercopas em 2020
+ Entrevista exclusiva com o narrador do SporTV, Bruno Souza