Sada/Cruzeiro derrota o Maringá e recupera a liderança
O Sada/Cruzeiro recuperou a liderança da Superliga Banco do Brasil 2019/2020, após derrotar o Denk/Maringá por 3 sets a 0 – parciais de 29-27, 25-18, 25-11 -, na noite desta quinta-feira, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), no encerramento da quarta rodada do returno.
O jogo deveria acontecer em Maringá, mas o time paranaense, que enfrenta grave crise financeira, não tem dinheiro nem para pagar as taxas de utilização do ginásio Chico Neto, onde manda as suas partidas.
Em um gesto nobre, a diretoria do Sada/Cruzeiro, que teria de viajar para Maringá para disputar a partida, propôs pagar a hospedagem do rival em Contagem, no mesmo valor que pagaria se tivesse de ir para o Sul.
A crise financeira obrigou o ex-levantador Ricardinho, 44 anos, campeão olímpico em Atensa-2004, a voltar à ativa, para completar o grupo durante os treinos, no início da semana. O jogador, no entanto, não atuou nesta quinta-feira. O levantador titular foi Everaldo. Lucas Bermudez, sobrinho de Ricardinho, é o reserva.
O central Cledenilson foi o maior pontuador do jogo, com 12 acertos, seguido pelo ponteiro canadense Perrin, com 11. O oposto Gabriel Bertolini foi o destaque do Maringá, com 11 pontos. O líbero do Sada/Cruzeiro, Lukinha, ficou com o Troféu VivaVôlei.
– O troféu é consequência do jogo que fizemos. O mérito é da equipe, porque isso aqui é um conjunto. Eles facilitam a minha vida. Hoje entramos um pouco abaixo no primeiro set, depois criamos um ritmo bom de rodada de bola, o saque entrou bem e isso é importante pensando no próximo jogo e já no Sul-Americano – disse o líbero Lukinha.
O jogador do Sada Cruzeiro citou o campeonato em que o time mineiro e o EMS Taubaté Funvic (SP) serão os representantes brasileiros a partir de terça-feira, em Contagem. O Cruzeiro é o atual campeão e busca o quinto título no torneio. O campeão do Sul-Americano garante vaga no Mundial do Clubes da Fivb, em dezembro.
Com o resultado, o time mineiro recuperou a liderança da Superliga – perdida temporariamente na abertura da rodada, com a vitória do EMS/Taubaté sobre o América, na terça-feira. Mesmo com um jogo a menos, o Sada Cruzeiro está empatado em número de pontos com o rival paulista (41), com 14 vitórias e 1 derrota. O Taubaté tem 13 vitórias e 3 derrotas. Confira aqui a classificação.
Na próxima rodada, o Sada/Cruzeiro enfrenta o Vôlei Renata, sábado, às 19h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), pela quinta rodada do returno, com transmissão pelo SporTV. O Vôlei Renata é o único time que venceu a equipe mineira até agora na Superliga.
No mesmo dia e horário, o Maringá enfrenta o Sesi SP, no Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), com transmissão pelo pay-per-view do Canal Vôlei Brasil