Seleção
Home Categorias de base Seleção feminina está na semi do Mundial sub-21
Categorias de base - Seleção Brasileira - 23 de agosto de 2023

Seleção feminina está na semi do Mundial sub-21

Vitória sobre os Estados Unidos garantiu a presença do Brasil na disputa por medalhas


A Seleção Brasileira feminina sub-21 garantiu, nesta madrugada de quarta-feira (23/8), vaga antecipada nas semifinais do Campeonato Mundial da categoria, no México. Na cidade de Aguascalientes, vitória sobre os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-18 e 25-22.

Foi a segunda vitória em dois jogos do time dirigido por Wagão na segunda fase. Como a Itália também chegou a dois triunfos na rodada, ao bater a Turquia em sets diretos, o Grupo F está definido. Hoje, às 20h (de Brasília), brasileiras e italianas duelam para conhecer o líder e o adversário na próxima fase. As possibilidades são China, Japão e Sérvia.

As duas semifinais acontecerão na sexta-feira, com as medalhistas sendo conhecidas no sábado. Será a primeira vez, nos Mundiais de 2023, que o Brasil disputará um lugar no pódio.

Depois de uma atuação de gala contra a Turquia, o Brasil voltou a ter uma performance sólida. O início, é verdade, foi assustador, com as americanas abrindo 5 a 0. Aos poucos, as brasileiras colocaram os nervos no lugar e já no 8 a 7 a virada estava construída. A parcial seguiu parelha até o 17-16, quando a inversão com Maria Clara e Jaqueline funcionou e ajudou demais na construção da vitória.

No segundo set, o time dos Estados Unidos, com grande parte do elenco formado pelas campeãs mundiais sub-19 (Vander Wal, Mullen, Flynn, entre outras), voltou a equilibrar as ações, desta vez até o 10º ponto. Daí em diante a Seleção passou a bloquear melhor e aproveitar os contra-ataques, fechando até com facilidade.

No tudo ou nada, o time americano ficou na frente até o 11º ponto. Uma boa passagem de Luzia pelo saque ajudou o Brasil a virar e ter uma vantagem de cinco pontos, suficiente para dar a vitória, mesmo com um esboço de reação das adversárias na reta final.

Na distribuição da pontuação brasileira, equilíbrio:  a ponteira Helena somou 14, incluindo o último, seguida pela  oposta Gabi Carneiro, com 13 e pela central Julliana Gandra, com mais 12.