Home Fora de Quadra Trabalho de clubes multicampeões é compartilhado no quarto dia do Congresso
Fora de Quadra - 28 de julho de 2019

Trabalho de clubes multicampeões é compartilhado no quarto dia do Congresso

O técnico do Sesi, Rubinho, e preparador físico do Sada/Cruzeiro, Fábio Correia, foram os destaques o último sábado, no Congresso Internacional de Voleibol


O técnico do Sesi-SP, Rubinho, e o preparador físico do Sada/Cruzeiro, Fábio Correia, foram os destaques do quarto dia do Congresso Internacional de Voleibol, que acontece em São José dos Pinhais (PR). Neste sábado, os dois falaram do trabalho realizado em dois dos maiores clubes multicampeões do Brasil.

Fábio, que soma 22 títulos com o clube entre 2012 e 2017, abriu o evento falando sobre aprendizagem motora, controle motor, desenvolvimento motor, jogos dirigidos, estratégias, ambiente desafiador, decisões e inteligência. Segundo ele, esses pilares são importantes para alicerçar o conhecimento das ações propostas durante o jogo.

– Quem estiver envolvido com a intervenção, quem trabalhar com esse atleta durante a sessão de treinos tem que ter esse alicerce, esses saberes que são muito importantes para construir o entendimento das ações que você vai querer propor no jogo. Então, você vai construir esse ambiente para que ele seja favorável à aprendizagem. Assim, todos devem ter esse saber. Para o preparador físico que trabalha com um treinador que tem todos esses conhecimentos facilita bastante, porque o tempo inteiro ele está trabalhando para que esse atleta esteja com o cognitivo associado a qualquer tipo de tomada de decisão de ação do jogo. Os treinadores que têm esse alicerce acabam promovendo um desenvolvimento e esse desenvolvimento só acontece nessa relação sujeito-ambiente. Um bom modulador do ambiente vai gerar um bom sujeito jogador de voleibol – explicou o preparador físico.

O preparador físico do Sada/Cruzeiro, Fabio Correia (Thiago Chas)

Rubinho

No período da tarde, Rubinho, campeão olímpico em 2016 como assistente de Bernardinho na Seleção Brasileira Masculina – os dois trabalharam juntos na Seleção por 10 anos -, palestrou sobre distintos aspectos do voleibol moderno, como treinamento, sistema defensivo e break point. Ele enfatizou a importância das discussões realizadas durante o evento que possibilitam o desenvolvimento da modalidade.

– Esse encontro é importante sempre, porque aqui, por exemplo, temos várias pessoas de muito sucesso e penetração no voleibol brasileiro e mesmo em nível mundial. É tão bom que todos nós, palestrantes, fizemos questão de estarmos presentes ao máximo para aprender e trocar conhecimentos com essas pessoas tão qualificadas –  disse Rubinho.

O técnico do Sesi-SP, Rubinho (Josi Schmidt)

A programação do dia encerrou com uma mesa redonda, assim como nas demais noites do evento, sempre mediada pelo ex-técnico e jornalista, Cacá Bizzocchi. O formato possibilitou a abertura para questionamentos de todos os participantes promovendo uma interação maior com os palestrantes.

O congresso termina neste domingo, com a última palestra comandada pelo técnico do Osasco-SP, Luizomar de Moura.

LEIA MAIS:

Tabela da Seleção Masculina no Pan-Americano

Tabela da Seleção Feminina no Pan

Dias e horário dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico

Italiano, novo técnico do Minas já chega falando português

Entrevista exclusiva com o comentarista Marco Freitas