Trentino e Civitanova vencem e jogarão pelo scudetto
Finalistas do Campeonato Italiano foram definidos nesta terça-feira
Foram conhecidos nesta terça-feira (25/4) os dois finalistas do Campeonato Italiano masculino de vôlei. O scudetto na temporada 2022/2023 será disputado pelos tradicionais Trentino e Civitanova.
Para se garantir na decisão, o Trentino derrotou o Piacenza, de virada, em casa, por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 25-20, 25-17 e 25-19.
O time de Leal e Lucarelli começou muito bem, no ritmo das duas vitórias anteriores e dava pinta de mais uma remontada, como acontecido na série contra Modena, nas quartas de final. Mas desta vez não conseguiu manter o mesmo padrão de jogo nas parciais seguintes. O time sofreu bastante com o saque do Trentino, chegando a passar com quatro atletas em vários momentos. Leal, que chegou a precisar de atendimento ao fim do primeiro set, ao sentir o tornozelo direito após a tentativa de um bloqueio, anotou 10 pontos. Já Lucarelli terminou o duelo com 12 acertos. O maior pontuador do Piacenza foi o oposto Romanò, com 17.
Pelo Trentino, entre os atletas do trio de extremos, Michieletto foi o melhor, com 14 acertos. A destacar os centrais sérvios Lisinac e Podrascanin, com nove e 11 pontos, respectivamente, sete deles no total no bloqueio. Será a primeira final de Italiano do clube em seis anos.
Já o Civitanova, atual campeão, também como mandante, despachou o Milão, fechando a série com o triunfo por 3 a 1, parciais de 27-25, 25-22, 23-25 e 27-25.
Com uma distribuição muito equilibrada de Luciano De Cecco, o Civitanova teve quatro jogadores com dois dígitos de pontuação: Nikolov, Yant, Chinenyeze e Zaytsev. Surpresa da competição, Milão Ishikawa foi o destaque mais uma vez. Ficou nítido que o responsável por eliminar o Perugia, nas quartas, sentiu a virada sofrida no jogo anterior, quando abriu 2 a 0 e esteve perto da classificação, mas sofreu o revés.
O scudetto será disputado em uma série em melhor de cinco jogos. Por ter feito melhor campanha, Trentino poderá fazer até três deles em casa.