Vakifbank vira, bate o Fenerbahce, e conquista a Supercopa Turca
A oposta polonesa Magdalena Stysiak foi a maior pontuadora do confronto, seguida por Thompson e por Gabi
De virada, e com 21 pontos da ponteira Gabi, capitã da Seleção Brasileira, o Vakifbank derrotou o Fenerbahce por 3 sets a 2 – parciais de 23-25, 25-22,22-25, 25-23, 15-12 -, na tarde desta quarta-feira (11.10), em Istambul, e começou bem a temporada, conquistando o título da Supercopa Turca. O Fener, da ponteira brasileira Ana Cristina, foi o campeão da Liga Turca, enquanto o Vakifbank foi campeão da Copa Turca.
Gabi marcou 16 pontos de ataque, 4 de bloqueio e 1 de saque e, novamente, foi essencial na recepção. A oposta norte-americana Jordan Thompson foi a maior pontuadora do Vakifbank, com 29 pontos (23 de ataque, 5 de bloqueio e 1 de saque). O torneio marca o início da temporada de clubes. Stysiak foi a maior pontuadora do jogo, contribuindo com 31 pontos para o Fenerbahce (28 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque). Outro destaque do time foi a ponteira russa Arina Fedorovtseva, com 18 (15 de ataque e 3 de bloqueio).
Thompson comentou a estreia no voleibol turco:
– Foi uma partida cheia de altos e baixos, mas estou feliz por fazer parte do time. A Gabi é uma grande líder e jogou muito bem – disse a oposta, medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021.
A partida marcou também a estreia do técnico italiano Stefano Lavarini no comando do Fenerbahce. Nesta temporada, o Vakifbank foi atrás da oposta norte-americana campeão olímpica Jordan Thompson para o lugar de Paola Egonu, que retornou para o vôlei italiano nesta temporada. O Fenerbahce ainda não conta com o fenômeno cubano Melissa Vargas, que vai atuar no vôlei chinês até dezembro e depois de apresenta à equipe. Ela estava no ginásio e assistiu à partida do camarote.
A ponteira brasileira Ana Cristina, do Fenerbahce, se aqueceu com o time, mas ainda não pode jogar. Ela operou o joelho em julho, depois de se machucar durante os treinos com a Seleção Brasileira em Brasília, na VNL.