Japão acaba com a invencibilidade dos EUA na VNL
Os Estados Unidos enfrentam o Brasil neste domingo, às 10h, em Brasília
O Japão acabou com a invencibilidade dos Estados Unidos na VNL. Depois de seis vitórias consecutivas na competição, as americanas perderam por 3 sets a 2, de virada – parciais de 23-25, 25-23, 25-19, 22-25, 15-6 – na noite deste sábado, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, no segundo jogo do dia, pela penúltima rodada da segunda semana da Liga das Nações. Mais cedo, o Brasil derrotou a Alemanha e, no encerramento do dia, a partir das 21h, Sérvia e Croácia encerram a rodada.
Neste domingo, os Estados Unidos enfrentam o Brasil, às 10h, com transmissão pela Globo, SporTV e pelo canal do Web Vôlei no YouTube. no último compromisso das duas equipes na segunda semana da VNL. As americanas são as atuais campeãs olímpicas e conquistaram três títulos da Liga das Nações, em 2018, 2019 e 2021.
A ponteira japonesa Wada foi a maior pontuadora do jogo, com 32 acertos (26 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque). Ishikawa contribuiu com 19 pontos. Pelos Estados Unidos, os destaques foram a oposta Danielle Cuttino, que defendeu o Minas por nas Superligas 2020/21 e 2021/22, com 18 pontos, e a ponteira Khalia Lanier, com 19.
O Japão poderia ter vencido o jogo com menos dificuldade. Esteve à frente do marcador durante boa parte no primeiro set, mas levou a virada no final, em 25 a 23. Venceu as duas parciais seguintes conseguindo virar bem para cima do bom bloqueio norte-americano e contando com erros e decisões precipitadas das adversárias. No quarto set, no entanto, a virada de bola caiu e as norte-americanas empataram a partida conseguindo pontuar bem nos contra-ataques.
No quinto set, o Japão abriu 4 a 0 e o técnico Kiraly, que poupou algumas titulares para o duelo com o Brasil, parou o jogo. Mas, as japonesas mantiveram o bom ritmo e o saque eficiente e abriram 6 a 0 e depois incríveis 12 a 2.