Mikhaylov
Home Liga das Nações VNL começa nesta sexta com 16 seleções e muita rivalidade. Confira a tabela
Liga das Nações - 31 de maio de 2019

VNL começa nesta sexta com 16 seleções e muita rivalidade. Confira a tabela


Dezesseis das principais seleções do mundo entrarão nesta sexta-feira, quando começa a segunda edição da Liga das Nações Masculina. A fase classificatória tem início hoje e vai até 30 de junho. As finais serão em Chicago nos EUA, entre os dias 10 e 14 de julho, depois de 120 partidas, que acontecerão em 20 cidades-sede.

A VNL masculina já começa com clima de revanche, na partida entre Rússia e França. Na decisão de 2018, em Lille, na França, os russos derrotaram os donos da casa por 3 sets a 0 e ficaram com o título da primeira edição do torneio. Nesta sexta, a partida será em Novi Sad, na Sérvia, a partir das 15h (horário de Brasília), pelo Grupo 4.

A Liga das Nações servirá de preparação para as seleções que vão disputar o Pré-Olímpico, em agosto, por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, além da disputa da Copa do Mundo.

As 16 equipes que participam da VNL 2019 são: Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia e EUA.

Confira os jogos da primeira rodada, nesta sexta (horários de Brasília)

5h – Irá x Itália
9h – China x Alemanha
12h – Sérvia x Japão
12h30 – Brasil x Estados Unidos (Com SporTV 2)
15h – França x Rússia (Com SporTV 2)
15h30 – Polônia x Austrália
18h10 – Canadá x Bulgária

Todos se enfrentam

Na primeira fase, todos os times se enfrentam em cinco semanas consecutivas – três jogos por semana. As cinco melhores seleções se juntam aos Estados Unidos na fase final, em Chicago. Os EUA já estão classificados, independentemente do resultado, por serem a sede da fase decisiva.

O último classificado na primeira fase será rebaixado e substituído na Liga das Nações de 2020 pelo vencedor da Copa Challenger de 2019, organizada pela Fivb.

Os horários da tabela são os horários locais

Principais jogos de cada semana

Semana 1 -Brasil x Polônia, dia 2 de junho, em Katowice, na Polônia

Uma revanche das duas finais anteriores do Campeonato Mundial (2014 e 2018), ambas vencidas pelos poloneses. Será o confronto entre o atual campeão mundial e os atuais campeões olímpicos e pode ter também um ingrediente extra. Os cubanos Leal, naturalizado brasileiro e Leon, naturalizado polonês, podem se enfrentar pela primeira vez vestindo a camisa das suas novas seleções.

A Polônia, do oposto Kurek, venceu o Brasil na final do Mundial de 2018 (FIVB)

Semana 2 Rússia x EUA, dia 8 de junho, em Ningbo, na China

Qualquer encontro entre a Rússia e os EUA é de uma expectativa enorme. Os atuais campeões da Liga das Nações estão frente a frente contra os medalhistas de bronze do ano passado e anfitriões das finais deste ano.

Semana 3 – Rússia x Polônia, dia 14 de junho, em Irma, no Irã

É o confronto entre o atual campeão da Liga das Nações e o atual campeão mundial. Além da grande rivalidade entre os dois países em competições europeias. Muitos atletas jogam contra na Liga Italiana.

Semana 4 – Itália x Sérvia em 21 de junho, em Milão, na Itália: 

Um novo episódio na rivalidade de longa data e laços entre os dois lados, principalmente pela grande quantidade de jogadores sérvios que atuam na Liga Italiana.

Semana 5 – Brasil x Itália, em 30 de junho em Brasília, no Brasil:
Uma revanche da final dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, vencida pela seleção verde-amarelo por 3 sets a 0.

O Brasil venceu a Itália na final da Olimpíada de 2016 por 3 sets a 0 (Inovafoto/CBV)

LEIA TAMBÉM