Lucão usa meditação como preparação para os jogos
Neste domingo, Vôlei Renata receberá o Fiat/Gerdau/Minas, em Campinas
Lucão, central do Vôlei Renata, é um dos astros da Superliga Masculina 2021/2022. O gigante de 2,10m chama atenção pelos ataques e saques potentes, mas o jeito discreto e a máscara, marca registrada do atleta, escondem um lado pouco conhecido: o zen. Uma das armas do time campineiro para o duelo contra o Fiat/Gerdau/Minas, neste domingo, às 19 horas, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, o camisa 16 cuida da mente e usa a meditação para se manter em alto nível.
– Para muita gente ainda é um tabu falar sobre isso. Se for pegar os atletas de alto rendimento, a grande maioria dos vencedores, dos campeões, estão usando essa ferramenta para trabalhar. Só estando no dia a dia para saber o quanto ajuda, o quanto melhora a performance. A partir do momento que a pessoa entra de verdade no processo e começa a ver a ajuda e o upgrade que dá na carreira, acho que um pouco desse preconceito vai caindo – comenta o central.
Na rotina de treinos, jogos e viagens, Lucão tem um espaço dedicado para olhar para dentro de si.
– Meu ritual pré-jogo é um pouco diferente, procuro fazer uma meditação, na qual eu imagino coisas que vão acontecer, estratégias que vou montar, passo por algumas situações como ataque, bloqueio e saque como se fosse uma prévia da partida. Trabalhei coaching por quase três anos, por uma necessidade que eu tinha de ansiedade, que estava subindo muito. Esse ritual me ajuda a ter um controle sobre a ansiedade, me ajudou a entender como o cérebro funciona, como posso trabalhar pré-jogo e também todos os dias para ter uma tranquilidade maior durante a partida – complementa.
– A gente sabe desse nosso histórico neste começo de Superliga, mas a preparação para o Minas vai ser como outra qualquer, não diferencio ser uma final olímpica ou um jogo amistoso. É preciso trabalhar todos os aspectos dentro da partida. Às vezes crio uma ansiedade um pouco maior, por ser uma partida importante, só que o antes é exatamente igual. A gente acaba buscando todos os detalhes que pode viver durante a partida e vivendo isso um pouco antes de jogar preparado, caso as coisas saiam do controle – acrescenta.
O duelo deste domingo, válido pela terceira rodada da Superliga Masculina, terá transmissão do SporTV 2.