Barueri
Home Destaques Barueri: ‘Club Italia brasileiro’ recorre a veteranas
Destaques - Especiais - Estaduais - Superliga - 8 de agosto de 2022

Barueri: ‘Club Italia brasileiro’ recorre a veteranas

Projeto idealizado por Zé Roberto mantém proposta de formação, mas vai ao mercado para manter competitividade


Protagonista no desenvolvimento de novos talentos, o Barueri dá a largada para a sexta temporada consecutiva na Superliga feminina. O clube, idealizado e dirigido pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, quer manter a proposta de um elenco jovem, coeso e cheio de potencial, mas apostará em uma formação mais experiente do que nos últimos anos. A equipe paulista é o tema da décima matéria da série especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da principal competição do vôlei brasileiro.

O treinador não esconde a inspiração no Club Italia, projeto criado pela Federação Italiana para atuar no desenvolvimento em nível profissional de atletas vindas das categorias de base. A diferença é que, no Brasil, Zé Roberto vem tirando do próprio bolso para dar condições a novos talentos de se desenvolverem. Toda a estrutura de treinamento do CT Sportville, em Barueri, pertence ao treinador, com foco desde a base até o adulto.

Dentre os nomes que se desenvolveram no projeto, estão Diana, da Seleção Brasileira, Jacke, que se transferiu para o atual campeão Gerdau/Minas, Lorrayna, também na Seleção e com passagem comprada para Bergamo (Itália), Glayce, reforço do Osasco/São Cristóvão Saúde, e a dupla Karina/Lorena, agora no Sesi/Vôlei Bauru.

Em busca constante por apoiadores, Zé Roberto foi atrás de jogadoras rodadas para auxiliarem na transição das novatas e manter o grupo em um nível competitivo. Afinal, é sempre missão árdua segurar no projeto atletas a cada ano mais valorizadas no mercado.

O anúncio da Zaiden como fornecedora de material esportivo e a chegada de novos parceiros são pequenas vitórias comemoradas por Zé Roberto e sua comissão técnica. O treinador tem ao seu lado o amigo Wagão, técnico da Seleção Brasileira sub-21.

Os reforços são a levantadora Carol Leite (29 anos), ex-Pinheiros, a oposta Paula Borgo (28 anos), que vem de passagens por Bergamo (ITA) e Nilüfer Belediyespor (Turquia), e as ponteiras Maiara Basso (26 anos), repatriada do Béziers Volley, da França, e Isabela Paquiardi (30 anos), ex-Brasília. A central Luzia Nezzo (18 anos e 1,99m), destaque da base do Barueri e da Seleção Brasileira, se integra ao time adulto e mostra que a nova geração terá seu espaço.

Seguem no grupo a ponteira Ana Rüdiger, a ponteira/oposta Jheovana e a líbero Paulina, agora com a missão de ser titular após a saída de Laís.

Posição na última Superliga: 7ª.

Reforços contratados: Carol Leite (levantadora), Paula Borgo (oposta), Maiara Basso (ponteira), Isabela Paquiardi (ponteira) e Luzia Nezzo (central, que subiu da base).

Quem teve o contrato renovado: Ana Rüdiger (ponteira), Jheovana (ponteira/oposta), Gabriela Carneiro (ponteira), Diana (central), Larissa Besen (central), Lívia (central) e Paulina (líbero).

Quem saiu: Vivian Lima (levantadora – Brasília), Jacke (levantadora – Minas), Lorrayna (oposta – Bergamo – ITA), Glayce (ponteira – Osasco), Karina (ponteira – Bauru), Karol Tormena (ponteira – Maringá), Lorena (central – Bauru) e Laís (líbero – Sesc RJ Flamengo)

Estrangeiras: Não.

Técnico: José Roberto Guimarães.

Competições previstas no calendário: Campeonato Paulista, Copa Brasil e Superliga.

Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei