Brasil luta, força tie-break, mas perde para a Polônia
Polônia esteve perto de fazer 3 a 0, mas acabou vencendo em cinco sets
A Seleção Brasileira feminina perdeu pela segunda vez na Liga das Nações. Nesta quarta-feira, revés sofrido diante da Polônia por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 25-22, 26-28, 18-25 e 15-9.
Um jogo com muitos altos e baixos das duas equipes. Uma gangorra de emoções, que também mostrou uma instabilidade técnica muito grande de ambos os lados.
Dá para chamar de surpreendente o domínio polonês no início partida. E boa parte deve ser creditada à atuação muito abaixo do normal do ataque brasileiro.
A dificuldade para rodar as bolas começou da metade do primeiro set. Gabi, principal pontuadora do Brasil na VNL, não conseguiu ser o desafogo como em outras ocasiões. A troca de Paula Borgo por Lorenne na saída de rede não funcionou. Tainara, novidade na escalação titular, não conseguia passar pelo bloqueio polonês e foi substituída ainda no set inicial por Amanda. José Roberto Guimarães ainda mexeu no meio de rede (Mayany na vaga de Mara) e no levantamento (Roberta no lugar de Macris).
A pontuação no bloqueio também ajuda a explicar a ineficiência do ataque brasileiro. Foram 16 pontos da Polônia no block. Quando o Brasil tentou enfrentar as altas adversárias o resultado se deu muito mal. A central Kakolewska, por exemplo, terminou o jogo com sete pontos de bloqueios.
#VNLWomen Brazil @volei ?? fights back in the 3rd set. #20 Bia Correa ?? @AnaBeCorrea goes for a monster block against the Poles @PolskaSiatkowka ??. The red and white team is ahead 2-0.
? https://t.co/KO2zm2ahyq#BePartOfTheGame #volleyball #VNL pic.twitter.com/EJ7HU8vcla— Volleyball World (@FIVBVolleyball) May 29, 2019
O melhor momento do time de Zé Roberto aconteceu na metade em diante do terceiro e quarto sets. Depois de ficar em desvantagem de 8 a 3 no terceiro, o Brasil reagiu, demonstrando espírito de luta, já que tecnicamente deixava a desejar. Individualmente o destaque fica com Bia, que iniciou a reação na parcial. Tainara e Paula Borgo também vieram bem do banco. O time chegou a ter 24 a 21, mas viu a Polônia virar e ter o match point com Smarzek. Mas ela errou o ataque que fecharia o jogo em 26 a 24 e logo depois a Seleção sacramentou um suado triunfo por 27 a 25.
No quarto, a equipe europeia voltou a abrir frente no início: 5 a 1. E a oscilação de parte a parte fez o Brasil não só virar, como dominar da metade em diante.
Quando a Seleção Brasileira parecia ter o domínio das ações, a Polônia voltou com tudo no tie-break. Abriu 5 a 1, aumentou para 10 a 4 e conseguiu fechar a partida em 3 a 2. Smarzek terminou o duelo com 28 pontos. Pelo Brasil Bia anotou 16.
O resultado deixa a Seleção Brasileira fora da zona de classificação para as finais. Confira aqui a posição das 16 participantes da VNL.
Nesta quinta-feira, o Brasil encerra a participação na segunda semana da Liga das Nações, em Apeldoorn, na Holanda, contra a Bulgária, lanterna da competição com quatro derrotas em quatro compromissos até aqui.
LEIA TAMBÉM
+ Pingo reforçará o Sada/Cruzeiro
+ O primeiro treino de Leal com a Seleção
+ Brasília será a casa da Seleção Brasileira até 2022
+ Amanda relembra caso de racismo e defende jovem atleta
+ Com Pureza renovado, Murilo deve voltar às origens, no Sesi