Dentil/Praia Clube: reconstrução em busca do bi
Equipe de Paulo Coco sofre perdas importantes para o exterior, mas tenta se manter no topo
O Dentil/Praia Clube vem para mais uma temporada como uma das principais forças do vôlei brasileiro, mas desta vez em meio a um processo de reconstrução. No último ano, a equipe de Uberlândia adotou a estratégia de renovar com quase todo o seu elenco da temporada 2021/2022 e conquistou os títulos do Campeonato Sul-Americano e da Superliga Feminina. Para 2023/2024, o clube mineiro vive história diferente no mercado. O time passou por reformulações após perder jogadoras fundamentais, que estiveram presentes nos títulos da última temporada.
Entre elas, a dominicana Brayelin Martínez, jogadora versátil que atuava nas posições de ponteira e oposta, que foi para a Rússia, e sua irmã, a central Jineiry Martínez. Outras mudanças decorreram das saídas da central Carol e da ponteira holandesa Anne Buijs, que se transferiram para a Itália.
Como novidades, chegam ao Dentil/Praia Clube as levantadoras Mila, que estava no Bradesco, e Naiane, que manterá sua parceria com a central Gabi Martins, ambas ex-Pinheiros. Para o meio de rede, completam o elenco Lorena, que estava no Sesi Bauru, a campeã olímpica Adenízia, vinda do Osasco, e Milka, que retorna ao Brasil após defender o Volero Le Cannet, da França.
Outra contratação é da experiente Pri Souza, que terá como companheira de posição a búlgara Dobriana Rabadzhieva, ponteira que já teve passagens pelo voleibol brasileiro por Minas e Sesi/Bauru. Outra estrangeira que reforça o Praia é a russa Sofya Kuznetsova, que defendeu o italiano do Cuneo e já deu o cartão de visitas no Mineiro e na Supercopa, liderando o time na pontuação
Mais uma atleta vinda Osasco, a líbero Natinha defenderá pela primeira vez a camisa aurinegra, diferentemente da oposta Monique, que já foi sua companheira no Sesc RJ Flamengo e acertou o retorno ao clube de Uberlândia.
O Dentil/Praia Clube também renovou com Claudinha, levantadora muito identificada com o clube, assim como a líbero Suelen. A ponteira Kasiely continua ganhando cada vez mais confiança do técnico Paulo Coco e assinou por mais uma temporada. O mesmo para a oposta Tainara, da Seleção Brasileira.
Posição na última Superliga: Campeão
Reforços contratados: Naiane (levantadora), Mila (levantadora), Monique (oposta), Rabadzhieva (ponteira), Kuznetsova (ponteira), Pri Souza (ponteira), Milka (central), Lorena (central), Adenízia (central), Gabi Martins (central) e Natinha (líbero).
Quem saiu: Brayelin Martínez, Anne Buijs, Jineiry Martínez e Carol
Estrangeiras: Rabadzhieva (Bulgária) e Kuznetsova (Rússia)
Técnico: Paulo Coco
Confira as publicações anteriores do Guia do Web Vôlei
- Gerdau Minas: apostas americanas para reforçar o elenco
- Osasco: reforços no exterior para tentar voltar ao topo
- Sesc RJ Flamengo: manutenção da base promete ser diferencial
- Fluminense, com reforços estrangeiros, busca novo salto
- Sesi Bauru aposta em nova comissão técnica e ataque forte
- Pinheiros, muito reformulado, espera incomodar bastante
- Barueri encara nova temporada de reinvenção após perdas
- Maringá: ousadia no mercado e vocação para surpreender
- Brasília: comando “internacional” e reforços em boa fase
- Bluvôlei: experiência e união para estreia na elite
- São Caetano tenta aproveitar nova chance na Superliga