EUA 3 x 2 Rússia. Veja as contas para título e bronze na Copa
Mesmo com ponto feito pelas russas, Brasil segue com chances de terminar no pódio
Em um jogo muito equilibrado, os Estados Unidos superaram a Rússia, em Osaka, no Japão, pela nona rodada da Copa do Mundo. Após saírem perdendo, as americanas viraram, mas precisaram do tie-break para definição do triunfo, parciais de 24-26, 25-22, 25-22, 17-25 e 15-8.
A ponteira Kelsey Robinson, utilizada como líbero na temporada passada por Karch Kiraly, foi a maior pontuadora do confronto com 27 acertos. A oposto Drews colaborou com mais 23.
Pelo lado russo, Goncharova, sempre ela, liderou com 22 pontos.
Nos fundamentos, o saque fez a diferença para os Estados Unidos, com dez aces. Já a Rússia levou a melhor no bloqueio: 11 a 5, sendo seis deles de Koroleva.
E o que o resultado impacta na reta final da Copa do Mundo? Vamos aos cenários.
Em relação à disputa pelo primeiro lugar, a China já é praticamente campeã. Ainda invictas com nove vitórias, as chinesas já somam 26 pontos. As americanas, com oito triunfos, agora têm quatro pontos a menos: 22. Novo triunfo do time de Lang Ping na próxima rodada, no duelo com a Sérvia, valerá o título de forma antecipada. Caso tropecem diante das europeias, que jogam a Copa com um time B, a China terá nova chance de faturar o campeonato na rodada final diante da Argentina.
Já o pontinho somado pela Rússia não impede o Brasil de seguir sonhando com o terceiro lugar. Com sete vitórias e 20 pontos, as russas seguem em terceiro. A Seleção Brasileira vem logo atrás, com seis triunfos e 18 pontos. E as contas verde-amarelas pelo lugar no pódio são as seguintes: vencer a Coreia do Sul e as próprias russas por 3 a 0 ou 3 a 1. Na próxima rodada, a Rússia enfrenta o Quênia e deverá vencer por 3 a 0. Neste cenário, as duas seleções terminarão a Copa com oito vitórias e o desempate será nos pontos, com o Brasil em vantagem: 24 a 23. Em resumo: o time de José Roberto Guimarães agora depende das próprias forças para ser terceiro colocado.
LEIA TAMBÉM
+ Bernardinho fala sobre Ricardinho, Neymar, Zé Roberto, Bruninho e política
+ Marcelo Mendez faz balanço da temporada da Argentina
+ Sérvia e França na semifinal do Europeu
+ O adeus de Francesca Piccinini
+ Clima esquenta durante Irã x Coreia do Sul