Federação local confirma Rússia fora dos Mundiais em 2022
Em uma nota oficial sobre o torneio local, Rússia
A Federação Russa de Vôlei publicou uma nota oficial em seu site fazendo alterações na fase final do campeonato local da atual temporada. Seria algo pouco importante no atual cenário se o comunicado não começasse assim: “Em conexão com a não participação das seleções russas no Campeonato Mundial de 2022, fazer as seguintes alterações no Regulamento do Campeonato Russo de Voleibol em 2022”.
A notícia já foi publicada pelos principais sites russos, como o BO Sport, com o seguinte título: “Federação Russa de vôlei anunciou que as seleções não jogarão o Mundial de 2022”. Não há qualquer outra informação ou declaração de algum dirigente da entidade.
A nota oficial é assinada por Aleksandar Yaremenko, secretário geral da Federação.
A Rússia organizaria o Mundial masculino em agosto e setembro. Dias após a invasão à Ucrânia, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou a retirada dos russos como organizadores. A entidade máxima da modalidade também retirou da Rússia duas etapas da Liga das Nações (uma em cada naipe). No último dia 1, a FIVB avisou que Rússia e Belarus não “estão elegíveis” para a disputar competições continentais e internacionais até segunda ordem. Isso vale para seleções, clubes, duplas de vôlei de praia e vôlei na neve.
Sobre a substituição da Rússia na organização do Mundial masculino, a Polônia revelou hoje conversas com Itália e França para uma substituição conjunta.