Home Internacional Aos 40 anos, Piccinini busca seu 7º título da Champions
Internacional - 17 de maio de 2019

Aos 40 anos, Piccinini busca seu 7º título da Champions


Aos 40 anos de idade, Francesca Piccinini, a rainha do vôlei italiano, tentará garantir sua sétima coroa na Liga dos Campeões, neste sábado, quando estará em quadra em Berlim pelo Novara na decisão “caseira” com o Conegliano.

O primeiro caneco levantado pela ponta aconteceu quase 20 anos atrás com a camisa do Bergamo. O último, em 2016, pelo Casalmaggiore, terminou ainda com o prêmio de MVP para Piccinini. Os demais foram em 2004/2005, 2006/2007, 2008/2009 e 2009/2010.

Uma história riquíssima na principal competição europeia mostra o tamanho da jogadora no cenário continental. Significado de tranquilidade? Nada disso.

– Sinto os calafrios de costume. Você não se acostuma a jogar certos jogos – admitiu Piccinini, em entrevista ao jornal La Stampa.

A disputa em Berlim ainda tem um sabor especial para Piccinini. Foi lá na Alemanha, em 2002, a principal conquista da seleção italiana feminina, no Campeonato Mundial.

– Nunca mais esteve no Max-Schmeling-Halle: que emocionante! Eu era uma garota, agora sou uma mulher madura. Orgulhosa de estar sempre no topo, 17 anos depois – comentou a jogadora.

Piccinini na conquista da Champions pelo Casalmaggiore (Divulgação)

O confronto também terá sabor de revanche para o Novara. Nas finais do Campeonato Italiano, o time foi dominado pelo Conegliano e acabou como vice-campeão.

– É com os erros que se aprende. Também somos o time que venceu por 3 a 0, em casa, o Vakifbank, o campeão turco. Somos cobradas, mas queremos nos divertir.

Piccinini ainda falou sobre Egonu, a companheira de time, que após a final da Champions irá se transferir justamente para o Conegliano. E fiz comparações com a própria trajetória:

– Eu desejo que ela ganhe mais do que eu ganhei, mesmo sabendo que não será fácil. Ela é uma garota que ouve. Eu sei que meus conselhos e sugestões foram úteis. O segredo para continuar melhorando é o trabalho. Por isso, aos 40 anos, resisto nesses níveis.

Por fim, o tema aposentadoria. Ele passa pela cabeça da jogadora?

– Eu sempre digo que decido no final da temporada. Domingo vou entrar em férias e depois pensarei nisso. Estou bem, tenho ofertas.

LEIA TAMBÉM

Bruna Honório evolui e deixa a UTI

Novo técnico do Minas se despede de time italiano

Renan inicia os trabalhos com a Seleção masculina

Leal é inscrito para defender o Brasil na Liga das Nações

Primeiras novidades no Sesi