Sesi/Bauru derrota o Pinheiros de virada e reassume a quinta posição na tabela
Pinheiros perde chance de seguir brigando por G8 e põe o Curitiba nos playoffs
O Sesi/Bauru derrotou o Pinheiros por 3 sets a 2, de virada – parciais de 22/25, 26/24, 26/24, 19/25 e 15/7 -, em 2h34min de jogo, na noite deste sábado, no Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP), no encerramento da décima e penúltima rodada do returno da Superliga Cimed Feminina 2018/2019. A partida ficou cerca de 20 minutos parado, no terceiro set, por falta de luz.
O resultado acabou com as chances do Pinheiros de brigar, na última rodada, por uma vaga no G8. A derrota garantiu o Curitiba na oitava e última vaga nos playoffs Com 23 pontos, a uma rodada do final da fase classificatória e com apenas três pontos em jogo, o time do Sul não pode mais ser alcançado por ninguém. Com 18 pontos, Pinheiros e São Cristóvão Saúde/São Caetano se mantiveram na primeira divisão do vôlei brasileiro na próxima temporada. Balneário/Camboriú e BRB/Brasília já estão rebaixados.
A ponteira Gabi Cândido, do Sesi/Bauru, foi a maior pontuadora do jogo, com 17 pontos (9 ataques, 5 bloqueios e 3 saques) e ficou com o Troféu VivaVôlei. A central Andressa Picussi marcou 11 e a ponteira Tifanny Abreu, 12.
Pelo Pinheiros, a maior pontuadora foi a oposto Mari Casemiro, com 16 (11 de ataque, 4 de bloqueio e 1 de saque), seguida pela central Camila Paracatu e da ponteira cubana Herrera, ambas com 12 pontos.
Sem a oposto italiana Valentina Diouf, com dores lombares, e a central Valquiria, em fase final de recuperação de dengue, o técnico do Sesi, Anderson Rodrigues, começou o duelo com: Fabíola, Tifanny, Gabi Cândido, Edinara, Andressa Picussa, Saraelen e Tássia (líbero).
– Tivemos altos e baixos, mas o importante é que conseguimos a vitória. Agora é trabalharmos ainda mais para evitarmos os momentos de instabilidade que apresentamos durante a partida – destacou a levantadora Fabíola, do Sesi.
Com o resultado, o time de Bauru subiu da sexta para a quinta posição, com 36 pontos, empatado com o Osasco/Audax, que tem uma vitória a menos. O time rival, no entanto, ainda tem dois jogos para fazer (contra o Fluminense, na próxima terça-feira, e o BRB/Brasília, na próxima sexta-feira). O Sesi tem apenas uma partida antes dos playoffs, contra o Fluminense, sexta, às 21h30, no Panela de Pressão.
O Pinheiros enfrenta o Balneário/Camboriú, no mesmo dia e horário, no Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP), no encerramento da fase classificatória.
O jogo
O primeiro set foi equilibrado, mas com o Sesi Vôlei Bauru à frente até o 16/16, quando Pinheiros passa à frente pela primeira vez e abre quatro pontos no 20/16, obrigando Anderson Rodrigues parar o jogo. O Sesi Vôlei Bauru reage reduzindo para um ponto no 20/19, mas volta a errar muito na recepção e o Pinheiros amplia a vantagem para três pontos no 23/20. Com as equipes bastante instáveis, o Sesi Vôlei Bauru volta a encostar no placar no 23/22 e Sérgio Negrão pede tempo. Pinheiros chega ao set point e fecha a parcial em 25/22 após erro de ataque do Sesi Vôlei Bauru.
No segundo set o Sesi Vôlei Bauru não começa bem e, com muitos erros, permite ao Pinheiros abrir sete pontos de vantagem no 16/9. Anderson coloca em quadra Naiane, Palacio e Glayce nos lugares de Fabíola, Tifanny e Edinara e o Sesi Vôlei Bauru reage e vai descontando a diferença desfavorável até empatar no 22/22, quando Sérgio Negrão pede tempo. No reinício o Sesi Vôlei Bauru chega ao set point no 24/22, mas permite ao Pinheiros empatar no 24/24. Glayce faz 25/24 para o Sesi Vôlei Bauru e fecha em 26/24 com ace.
No terceiro set o Pinheiros abre 2/0, mas em seguida o jogo é paralisado devido à falta de energia. No recomeço a equipe paulistana sustenta a vantagem e abre quatro pontos no 20/16, mas o Sesi Vôlei Bauru reduz a desvantagem para um ponto no 23/22, quando Sérgio Negrão pede tempo. No recomeço o Sesi Vôlei Bauru empata em 23/23 e vira para 24/23 com Gabi Cândido. Pinheiros empata em 24/24 com Herrera e Tifanny faz 25/24 para o Sesi Vôlei Bauru, que fecha em 26/24 com ace de Gabi Candido.
No quarto set o Sesi Vôlei Bauru novamente começa com desempenho instável, especialmente na recepção, e o Pinheiros se aproveita e abre seis pontos de vantagem no 12/6. Instável em quadra e ainda errando muito, o Sesi Vôlei Bauru não se acerta e o Pinheiros amplia para nove pontos no 17/8. O Sesi Vôlei Bauru ensaia reação e diminui a desvantagem para quatro pontos no 23/19, mas o Pinheiros fecha em 25/19 após erro de ataque de Palacio.
O quinto set foi totalmente controlado pelo Sesi Vôlei Bauru, que dominou as ações do início ao fim e, sem sustos, fechou a parcial em 15/7 e o jogo em 3 a 2.
Confira a classificação
LEIA TAMBÉM
+ Dentil/Praia Clube vence clássico e acaba com série invicta do Itambé/Minas
+ Egonu pode trocar Novara por rival na Itália
+ Todos os dias deveriam ser das mulheres
+ Macris fala de mudanças, após iniciar dieta vegana
+ Líbero Serginho fala sobre mais um título do Sada/Cruzeiro e planos para o futuro
+ Giba volta a atuar para promover vôlei inglês
+ Opinião: Sada/Cruzeiro vence remontagem e não para de levantar títulos