Caiu o último invicto da Liga das Nações
A República Dominicana derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 2 – parciais de 25/15, 16/25, 25/19, 19/25 e 15/10 -, na tarde desta quinta-feira, na cidade de Conegliano, na Itália, pela sexta rodada da fase classificatória da Liga das Nações Feminina 2019, e acabou com o invencibilidade das norte-americanas na competição. O time do técnico Karch Kiraly era, até então, o único invicto no torneio.
Kiraly entrou em quadra com as reservas, para dar ritmo a todo o grupo, e levou uma surra das dominicanas no primeiro set: 25/10. Lembrando que essa equipe dos EUA ainda não é a principal – o treinador levou para a Itália uma espécie de time B. As reservas dos Estados Unidos se recuperaram no set seguinte e empataram a partida. Aos poucos, o técnico norte-americano foi mesclando a equipe, colocando algumas titulares e a partida ficou bem equilibrada.
Destaques
As dominicanas tiveram a usual dificuldade no passe, mas quando a recepção encaixava, eram mortais com De La Cruz e Martinez virando todas. As caribenhas já venceram Rússia e Brasil na Liga das Nações e somam 8 pontos.
A oposta dominicana Brayelin Martinez foi a maior pontuadora do jogo, com 25 pontos. De La Cruz foi outro destaque das caribenhas, com 12. Pelos Estados Unidos, as centrais Ogbogu e Rettke marcaram 16 e 11 pontos, respectivamente.
Sarah Wilhite e Peña
A oposta Sarah Wilhite, contratada pelo Sesi/Bauru para a próxima temporada, começou como titular e marcou 6 pontos. Ela foi substituída no terceiro set por Andrea Drews, que pontuou 11 vezes.
A ponteira Yonkaira Peña, que defendeu o Sesc RJ na última temporada, entrou como titular a partir do terceiro set e ficou até o final, contribuindo para a vitória dominicana com 8 pontos.
As dominicanas foram mais eficientes no bloqueio, com 15 pontos contra 10 das rivais. Elas foram também melhores no saque, com 8 aces, enquanto as americanas tiveram 5. Os EUA cederam 24 pontos em erros, contra 15 das caribenhas.
Na próxima semana, os Estados Unidos sediam a competição na cidade Lincoln. Os adversários serão a Coreia, terça-feira, a Alemanha, na quarta, e o Brasil, na quinta, todos os jogos às 21h30 (de Brasília). A República Dominicana vai para Bagcoc, na Tailândia, onde enfrenta Turquia, Tailândia e Bulgária.
EUA: Jordan Poulter, Sarah Wilhite, Thompson, Madison, Dana Rettke, Ogbogu e Mary Lake (líbero). Entraram: Andrea Drews, Micha Hancock, Megan Courtney
Técnico: Karch Kiraly
República Dominicana: Marte, Martinez, Rivera, De La Cruz, Mejia, Jineiry Martinez, Caro (líbero). Entraram: Peña, Gonzalez e Flores.
Técnico: Marcos Kwiek
LEIA TAMBÉM
+ Vai começar a era Leal na Seleção
+ Brasília será a casa da Seleção Brasileira até 2022
+ Amanda relembra caso de racismo e defende jovem atleta
+ Com Pureza renovado, Murilo deve voltar às origens, no Sesi