Zenit Kazan, apesar de incertezas, mantém base
Tradicional time russo não estará na próxima Champions League
O vôlei russo historicamente sempre ocupou uma posição de potência mundial. No cenário masculino, a principal conquista segue sendo a medalha de ouro em Londres-2012, e atualmente, como Comitê Olímpico Russo, é o vice-campeão olímpico. Os resultados não são por acaso: a boa geração é forjada em uma forte liga local e com investimento da federação russa. Dentre um dos vários clubes protagonistas no país, talvez o de maior expressão seja o Zenit Kazan.
Fundado em 2000, inicialmente como “Dínamo”, a equipe de Kazan é seis vezes campeã da Champions League, campeã mundial e coleciona dezenas de títulos nas competições domésticas. Mas por conta da medida suspensiva imposta pela CEV aos clubes russos, o Zenit terá que focar apenas nos campeonatos nacionais nesta temporada. A Superliga Russa ainda gera dúvidas devido à questão da guerra contra a Ucrânia ainda estar ocorrendo. O número de estrangeiros tende a diminuir e o que era um mercado bastante atrativo passa a ser preterido por conta da crise.
Apesar desse cenário, o Kazan conseguiu manter sua principal base da temporada passada, após título da Copa Russa e medalha de bronze na Liga. Peça-chave, o levantador americano Micah Christenson permanecerá por mais uma temporada no clube, diferentemente do outro estrangeiro, o polonês Bartosz Bednorz, que voltará ao seu país e defenderá as cores do Belchatow. Para seu lugar cogita-se a chegada do belga Sam Deroo.
Posição na última Liga Russa: Terceiro lugar.
Reforços contratados: Nenhum confirmado até o momento
Quem teve o contrato renovado: Micah Christenson (levantador), Mikhail Labinskii (ponteiro), Andrey Surmachevskiy (ponteiro), Dmitriy Volkov (ponteiro), Arthem Volvich (central), Alexander Volkov (central), Alexey Kononov (central), Dmitriy Shcherbinin (central), Maxim Mikhaylov (oposto), Denis Zemchenok (oposto), Ilya Fedorov (líbero) e Valentin Golubev (líbero).
Principais baixas: Bartosz Bednorz (Belchatow da Polônia)
Técnico: Alexey Verbov (RUS)
Competições previstas no calendário: Supercopa da Rússia, Liga Russa e Copa da Rússia.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei
Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei
Vakifbank, com Gabi e Egonu, defende ano perfeito
Zaksa tenta se manter no topo sem Semeniuk
Conegliano se renova para seguir no topo
Perugia muda para realizar sonho europeu
Fenerbahce, com Macris, quer volta dos títulos
Wegiel, agora com Mendez, quer desbancar o Zaksa
Eczacibasi busca reencontrar caminho vitorioso
Piacenza investe alto e quer ser protagonista
Civitanova rejuvenesce pensando no futuro
Monza tenta se firmar entre os grandes