Eczacibasi encerra jejum de 7 anos e conquista a Copa Turca sobre o Fenerbahce
Sete anos depois da última conquista, o Eczacibasi VitrA voltou a vencer a Copa Turca Feminina, na tarde deste domingo, em Istambul. O time comandado pelo técnico brasileiro Marco Aurélio Motta comemorou o título pela nona vez na sua história e segue, disparado, como maior vencedor do torneio. O triunfo que acabou com o jejum veio com a vitória, de virada, por 3 sets a 1 sobre o Fenerbahce – parciais de 23/25, 25/17, 25/22 e 25/20.
Com 23 pontos, a oposto sérvia Boskovic, vice-campeã olímpica na Rio-2016 e campeã mundial em 2018, foi a maior pontuadora da partida e acabou eleita a MVP da competição.
Outros destaques do time campeão foram a ponteira coreana Kim e a também ponteira norte-americana Larson, ambas com 16 pontos cada. No Fenerbahce, a oposto cubana Melissa Vargas, que havia anotado incríveis 38 pontos na vitória por 3 sets a 2 sobre o Vakifbank, na semifinal, foi anulada pelas rivais e marcou apenas 18 pontos na decisão. A ponteira mexicana Samantha Brício fez 17 pontos, e a central turca Eda Erdem, 10.
Depois da amarga recente eliminação nas quartas de final da Champions, o time de Marco Aurélio Motta conquista o segundo troféu da temporada – comemorou Supercopa, também em cima do Fenerbahce e igualmente por 3 sets a 1.
O Eczacibasi foi melhor em todos os fundamentos: fez 12 aces e cometeu 9 erros contra 7 aces e 8 erros do rival. Boskovic teve 45% de eficiência no ataque, contra 17% de Vargas e 23% de Samantha Brício. Kim teve 53% de eficiência.
O Vakifbank, campeão da Copa Turca 2017/2018, tem seis títulos do torneio em seu currículo. O Fenerbahce buscava o seu quarto caneco.
Campeonato Turco
No Campeonato Turco, o Eczacibasi terminou a fase classificatória na primeira colocação, à frente do rival Vakifbank, vice-líder. Os playoffs das quartas de final começaram na semana passada, mas o Eczacibasi estreia nesta quinta, ao meio-dia (horário de Brasília), contra o oitavo colocado, Beylikduzu. Vakifbank, Fenerbahce e Galatasaray venceram seus confrontos, fazendo 1 a 0 no mata-mata.
LEIA TAMBÉM
+ Itambé/Minas já planeja 2020 contando com Lavarini
+ Com 25 pontos de Wallace, Sesc RJ bate o Fiat/Minas e sai na frente nos playoffs
+ EMS/Taubaté vence o Vôlei Renata e abre 1 a 0 nas quartas de final
+ Sesc RJ passeia sobre o Sesi/Bauru e adia decisão para terça-feira
+ Com uma virada espetacular, Osasco bate o Barueri e força o terceiro jogo
+ Itália domina semifinais da Champions, com quatro dos oito times classificados
+ Itambé/Minas vence o Curitiba e se classifica para as semifinais
+ Bruninha cai no choro depois do jogo e é consolada por Lavarini
+ Dentil/Praia Clube derrota o Flu, faz 2 a 0 na série e está na semifinal
+ Vídeo Challenge confirmado nas quartas de fina da Superliga Masculina
+ Com direito a 25/8, Vakifbank elimina time de Goncharova na Champions
+ Thaisa comemora vitória e o milésimo ponto de bloqueio na Superliga
+ Clubes se reúnem e querem que Libertadores classifique o campeão ao Mundial
+ Veja a tabela das quartas de final da Superliga Feminina
+ Fawcett na mira de clube italiano
+ Clubes femininos optam por manutenção do ranking para 2020
+ Sander, destaque do Sada/Cruzeiro, recebe propostas do exterior
+ Egonu desequilibra na Champions, Novara vence e anuncia técnico