Eczacibasi Santarelli
Home Especiais Eczacibasi busca reencontrar caminho vitorioso
Especiais - Internacional - 11 de agosto de 2022

Eczacibasi busca reencontrar caminho vitorioso

A russa Voronkova pode ser ajuda importante para Tijana Boskovic


As décadas passam e, ao longo do tempo, sabemos a dificuldade que é manter de forma vitoriosa um projeto de vôlei tão longevo. Mas se tem alguém que serve como inspiração é o Eczacibasi. Tradicional clube turco com origens na década de 1960, ele segue em atividade quase 60 anos depois de sua fundação. Principal campeão da Liga Turca com 28 títulos, o time acompanhou e cresceu com o vôlei ao longo de todo esse tempo. Muito mais que tradição local, juntamente com a recente ascensão do voleibol feminino na Turquia, a equipe de Istambul passou a adquirir maior protagonismo continental na última década, quando ganhou seus principais títulos: Champions League 2014/2015 e Mundial de Clubes das temporadas 2015/2016 e 2016/2017.

Hierárquico como nunca visto, nos anos mais gloriosos a equipe chegou a emendar 17 anos seguidos vencendo o Campeonato Turco entre a temporada de 1972/1973 até 1988/1989. Apesar de todo esse histórico, o Eczacibasi não sobe no lugar mais alto do pódio desde a temporada 2011/2012. Na temporada passada, sem disputar a Champions, o clube contratou o técnico turco Ferhat Akbas. Sua missão? Levar as “tigresas” de volta para a principal competição de clubes da Europa. A meta foi alcançada, terminando na terceira colocação, com a medalha bronze no peito e, a tão sonhada vaga para a Champions League. Além disso, a equipe faturou o tricampeonato da Copa CEV, atual segunda competição de maior hierarquia da Confederação Europeia.

Nos anos recentes, o Eczacibasi vem sendo reconhecido por um rosto familiar e já consolidado. A oposto Tijana Boskovic, aos 25 anos, é a grande jogadora do clube nas últimas temporadas. Por outro lado, o elenco é um ponto bastante criticado, devido à enorme dependência pelas bolas na saída de rede. Buscando alterar esse panorama, a equipe investiu em Irina Voronkova, ponteira russa de 26 anos. Principal contratação para a nova temporada, Voronkova tem como característica principal o ataque. E chega para dividir a responsabilidade com a sérvia. O clube também fez algumas outras movimentações interessantes como as contratações da oposta croata Samanta Fabris e da central Sinead Jack-Kisal.

Posição na última Liga Turca: Terceiro lugar.

Reforços contratados: Samanta Fabris (oposta), Yaprak Erkek (ponteira), Irina Voronkova (ponteira) e Sinead Jack-Kisal (central).

Quem teve o contrato renovado: Maja Ognjenovic (levantadora), Elif Sahin (levantadora), Tijana Boskovic (oposta), Hande Baladin (ponteira), Saliha Sahin (ponteira), Beyza Arici (central), Laura Heyrman (central), Yasemin Guveli (central), Simge Akoz (líbero) e Zeynep Palabiyik (líbero).

Principal baixa: Mckenzie Adams (ponteira)

Técnico: Ferhat Akbas (TUR)

Competições previstas no calendário: Liga Turca, Copa Turca e Champions League.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei

Vakifbank, com Gabi e Egonu, defende ano perfeito

Zaksa tenta se manter no topo sem Semeniuk

Conegliano se renova para seguir no topo

Perugia muda para realizar sonho europeu

Fenerbahce, com Macris, quer volta dos títulos

Wegiel, agora com Mendez, quer desbancar o Zaksa