Scandicci Zhu
Home Especiais Scandicci, com Zhu, aposta alto na temporada
Especiais - Internacional - 19 de agosto de 2022

Scandicci, com Zhu, aposta alto na temporada

Time italiano fez uma das contratações mais impactantes do mercado


Fortalecendo o projeto após o primeiro título de sua curta história, o Scandicci promete dar o que falar na temporada 2022/2023. O clube ingressou no primeiro escalão da Itália na última década e, desde então, tem adquirido destaque avançando aos playoffs e fazendo participações importantes nas copas europeias. Apenas na temporada 2014/2015 que o Scandicci veio a disputar a primeira divisão da liga italiana, mas o fato de ser um projeto novo não tira as maiores ambições da diretoria.

Na última temporada, o clube conquistou seu primeiro título internacional, vencendo a Challenger Cup sobre as espanholas do La Laguna. Mesmo que a competição represente o terceiro escalão da Europa, a gestão do Scandicci parece saber bem qual o caminho seguir. Sonhando alto, mesclando experiência com juventude, o time comandado por Massimo Barbolini promete dar um salto e vislumbra um grande título para a temporada.

Mantendo peças importantes e já identificadas com o grupo como Antropova, Pietrini, Malinov e Castillo, o time italiano foi responsável por uma das maiores transferências dessa última janela: ninguém menos do que Ting Zhu. A craque chinesa fará sua primeira aparição na Itália. Ela vem de histórico de lesão, tanto que recentemente chegou a se afastar da seleção chinesa para cuidar de um problema no punho, passando por uma cirurgia. A jogadora também não estará presente no Mundial que ocorre no próximo mês.

Mas a chinesa não é a única cara nova no elenco. A ponteira russa Yana Shcherban e as centrais Washington (EUA) e Belien (HOL) chegam para trazer mais opções ao plantel do Scandicci. São nessas condições que o Scandicci pretende fazer uma temporada vitoriosa.

Posição na última Liga Italiana: Quarto lugar.

Reforços contratados: Isabella Di Iulio (levantadora), Yvon Belien (central), Haleigh Washington (central), Ludovica Guidi (central), Camilla Mingardi (oposta), Yana Shcherban (ponteira), Ting Zhu (ponteira)

Quem teve o contrato renovado: Ofelia Malinov (levantadora), Ekaterina Antropova (oposta), Indre Sorokaite (ponteira), Elena Pietrini (ponteira), Veronica Angeloni (ponteira), Sara Alberti (central), Brenda Castillo (líbero) e Enrica Merlo (líbero).

Principais baixas: Natália (Dínamo Moscou da Rússia), Louisa Lippmann (vôlei de praia), Bia (Kuzeyboru da Turquia) e Lubian (Conegliano da Itália).

Técnico: Massimo Barbolini (ITA).

Competições previstas no calendário:  Liga Italiana, Copa Itália e Copa CEV.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei

Vakifbank, com Gabi e Egonu, defende ano perfeito

Zaksa tenta se manter no topo sem Semeniuk

Conegliano se renova para seguir no topo

Perugia muda para realizar sonho europeu

Fenerbahce, com Macris, quer volta dos títulos

Wegiel, agora com Mendez, quer desbancar o Zaksa

Eczacibasi busca reencontrar caminho vitorioso

Piacenza investe alto e quer ser protagonista

Civitanova rejuvenesce pensando no futuro

Monza tenta se firmar entre os grandes

Zenit Kazan, apesar de incerteza, mantém a base